Geral

Alivat lança 7ª edição de Concurso Literário

Iniciativa abre espaço para publicações inéditas de autores residentes no Vale do Taquari

Créditos: Alício de Assunção
LITERATURA: concurso de textos inéditos chega à sétima edição - divulgação

Lajeado - A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) lançará durante solenidade que ocorre na quinta-feira, dia 23, a partir das 19h30min no auditório da Casa de Cultura de Lajeado, o 7º Concurso Literário - Novos Talentos: Escritos/Escritores. A competição literária é realizada a cada dois anos desde 2007, com o apoio da Prefeitura de Lajeado. O objetivo é abrir espaço para quem gosta de escrever e necessita de oportunidade para expor seus escritos. "A intenção é apoiar novos escritores e incentivar a leitura", afirma o presidente da Alivat, Deolí Gräff. A organização do concurso está a cargo da comissão integrada pelos escritores Beatriz Chemin, Dirce Becker Delwing, Marcos Kreutz e Ivete Kist.

Poderão participar autores maiores de 12 anos com textos dos seguintes gêneros literários: Conto, Crônica, Crônica Histórica, Poesia e Literatura infanto-juvenil e crianças, com idade entre seis e 12 anos, contando histórias. Entre os requisitos, os participantes devem residir no Vale do Taquari e que não tenham livro publicado. Os textos devem ser inéditos. O prêmio para os ganhadores, em cada categoria, será a publicação do trabalho selecionado em livro. Gräff destaca que "o concurso quer ser o 'empurrãozinho' para as pessoas criarem coragem de mostrar o seu dom literário". Ele observa que "o concurso é uma forma de encorajar as pessoas a escreverem ou retirar da gaveta textos escritos há mais tempo e tornar público".

Na ocasião, também acontece o lançamento de três livros de autores membros da Alivat. O escritor Wolfgang Collischoonn vai apresentar a obra À Minha Querência que tem como conteúdo histórias, comentários e nostalgias vividas pela família e relacionados ao município de Lajeado. Rudimar Haunstein vai apresentar o livro de ficção que tem por título Saga, que transporta o leitor para um futuro distante e imaginário. A escritora e professora da Univates e Unisc Rosane Maria Cardoso é a organizadora da obra A Literatura Infantil e Juvenil em Língua Espanhola, que conta com a participação de escritores de vários países. A obra tem edição da Editora Pontes de São Paulo.

 

Comments

SEE ALSO ...