Geral

Arquitetando sonhos

A trajetória da designer de interiores Kátia Eckert (33), presidente da Construmóbil 2019

Créditos: Julian Kober
"Nosso papel é entender o estilo de cada pessoa e atendê-lo da melhor forma possível." - Julian Kober

LAJEADO | Alegre, criativa e sincera. É assim que a arquiteta Kátia Eckert (33) se define. Há 10 anos atuando na Planus Arquitetura e Planejamento, ela assume a presidência da Construmóbil 2019, 9ª edição da Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração.

"É o ponto alto da minha carreira", afirma Kátia, que na edição anterior exerceu a função de vice-presidente do evento. "Estou muito feliz por ter conquistado a presidência. Sei que a responsabilidade é muito grande e vai dar muito trabalho, mas sei que vai dar certo", assegura. Com o mercado reaquecendo, a arquiteta espera que a feira cresça ainda mais e torne-se uma referência no setor. Para atrair o público, convidou a arquiteta de interiores Carol Cantelli, considerada uma das maiores digital influencers de arquitetura do Brasil. "Tenho certeza que com a presença dela mais pessoas vão conhecer a Construmóbil, pois ela vai mostrá-la para os seus seguidores."

 

Do papel ao concreto

A paixão pela arquitetura remonta à infância, na época que acompanhava a rotina do pai, o arquiteto Leandro Eckert. As visitas à Planus e às obras a levaram a escolher o mesmo caminho. "O escritório do arquiteto era um ambiente mais lúdico, cheio de lápis e canetinhas de cor. E isso me encantou", recorda.

Kátia acredita que a função do arquiteto é construir o sonho das pessoas. "Nosso papel é entender o estilo de cada pessoa e atendê-lo da melhor forma possível. Fico muito feliz quando meu projeto sai do papel e vira realidade, especialmente quando fica melhor que o projeto. E sempre fica. É algo mágico."

Na visão da arquiteta e urbanista, há dois fatores fundamentais para ser um bom profissional. O primeiro é a criatividade. "Você tem que estar disposto a buscar algo novo e inusitado. Esse é o segredo para ser criativo e vai te ajudar a resolver os problemas da melhor forma possível", explica.

O segundo fator é a empatia na hora de ouvir o cliente para entender os seus desejos e torná-los realidade. "Tem que pensar no teu cliente e em como ele quer as coisas. Não adianta querer forçar algo. Você precisa ter respeito pelas ideias dele. Isso é mais importante que a arquitetura."

 

Detalhe

Realizada pela primeira vez em 2003, a Construmóbil chega a sua 9ª edição em 2019 e consolida-se no cenário gaúcho como uma das maiores no segmento, aproximando o público de profissionais da construção civil, mobiliário e decoração. Além da exposição de soluções em produtos e serviços, a feira também promove a Mostra Arquitetura & Design, palestras, eventos técnicos e sessão de negócios. Ela é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e Prefeitura de Lajeado e ocorre de 25 a 29 de setembro e 3 a 6 de outubro, no Parque do Imigrante.

Comments

SEE ALSO ...