Geral

Arroio do Meio promove ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente

Agroecologia e descarte correto de resíduos integram as atividades

Créditos: Assessoria de Imprensa de Arroio do Meio
12º Encontro de Sementes Crioulas ocorre hoje Arroio do Meio - fotos Maica Viviane Gebing

ARROIO DO MEIO | No Dia Mundial do Meio Ambiente, Arroio do Meio promove o 12º Encontro de Sementes Crioulas, às 13h30min, no salão de festas do Paroquial. Ainda em alusão à semana do Meio Ambiente, ocorre, no próximo sábado, entre 8h e 11h, a 31ª edição da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio. A ação será realizada na Rua de Eventos, como parte do Programa Nossa Cidade, Meu Lar.

Com o tema "Sementes Crioulas e Meio Ambiente", o tradicional Encontro de Sementes Crioulas terá a participação de agricultores de Arroio do Meio e Santa Clara do Sul, que abordarão as políticas públicas locais voltadas à agroecologia. O evento inicia com celebração ecumênica, segue com troca de experiências e homenagem a uma pessoa que trabalha e se destaca em prol da causa e encerra com lanche compartilhado e troca de sementes entre os participantes.

No sábado, o Jogue Limpo com Arroio do Meio convida a comunidade para realizar o descarte consciente de eletroeletrônicos, sucatas, lâmpadas, vidros, papel, papelão, pilhas, baterias, óleo de cozinha, garrafas pet, medicamentos vencidos e outros resíduos que podem ser reciclados ou descartados da forma ambientalmente correta. A Coordenadora do Departamento do Meio Ambiente, Rose Maria Grassi, lembra que esse ano o programa Nossa Cidade, Meu Lar avançou com a instalação de ecopontos nas subprefeituras dos distritos de Arroio Grande, Forqueta e Palmas e Departamento de Serviços Urbanos, no Centro, permitindo que a comunidade realize o descarte de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Outra ação será realizada ao longo do mês de junho, com a instalação de placas de conscientização e orientação sobre o descarte correto do lixo e a importância do engajamento da comunidade na limpeza urbana. A exemplo do que já aconteceu nos bairros Navegantes e Novo Horizonte, as placas serão instaladas em diferentes bairros, em parceria com escolas e comunidades locais. "Mais uma ação de conscientização e orientação, para avançarmos na limpeza urbana, conforto e bem-estar da nossa comunidade que já é tão organizada, com a certeza de que juntos sempre podemos melhorar", afirma a Coordenadora Rose.

Comments

SEE ALSO ...