Geral

Arte na Praça celebra aniversário

A ideia comemora cinco anos neste domingo

Créditos: Da Redação
ARTE NA PRAÇA: projeto que leva arte e música à Praça do Papai Noel comemora cinco anos de atividade

A ideia de ocupar a Praça João Zart Sobrinho (Praça do Papai Noel), no bairro Americano, com cultura, música e arte comemora cinco anos neste domingo. O projeto que nasceu no dia 27 de abril de 2014, já levou diversos pintores, músicos, escritores e artesãos desde então.
Para celebrar o aniversário, a organização vai plantar cinco árvores no local que acolhe o projeto em todo segundo domingo do mês. Os vegetais oferecidos pelo Jardim Botânico serão firmados no solo por pessoas ligadas às entidades que apoiam o Arte na Praça: Betina Durayski pelo Sesc, Marcelo Petter pela Univates, Darley Antônio Christ pela Associação de Moradores do bairro Americano, Dolores Mussnich representando o Arte na Escadaria de Estrela e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turista André Bucker pela prefeitura.
Para a jornalista Laura Peixoto, uma das idealizadores do Arte na Praça, as transformações culturais do projeto ao longo destes cinco anos revelam a força que a arte tem na vida das pessoas.
"Além de dar visibilidade aos artistas que temos em nossa região, temos promovido o resgate do convívio social em espaços públicos por meio da arte e da cultura", diz Laura.
Além da arte, o projeto conta também com feira de produtos caseiros, brechó, antiguidades e sebo. 
A 41ª edição do evento do Arte na Praça também terá erva-mate para o chimarrão, cortesia da Ervateira Schneider, exposição fotográfica do Sebaldo e, claro, um bolo de aniversário.
De praxe, uma programação musical com artistas da região para animar a festa. A sonorização é feita pelo Sesc.

Cronograma

10h - Abertura
10h30min - Plantio de cinco árvores 
11h - Companhia Aprendiz, alunos e professores
14h - Arthur Sulzbach, ao piano
15h - Os Alquimistas, com o Especial Tim Maia e Jorge Ben
16h - Kimberley Nelson, ao piano
17h - Banda Velho Rock

Doce Cidade em Lajeado

Neste sábado, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realiza mais uma edição do projeto "Lajeado Doce Cidade - Páscoa na Praça 2019", na Praça da Matriz. Decorada pelos enfeites produzidos pela Associação dos Artesãos, em parceria com a Secretaria, a Praça da Matriz e a Casa de Cultura já estão em clima de Páscoa e prontas para receber o público neste sábado. A partir das 13h30min, em frente à Casa de Cultura, o evento inicia com a apresentação da orquestra da Slan. Às 14h30min, ocorre a apresentação do Coral Vocalize, às 15h - Trupe do Coelho - Caça ao Coelho, da CDL Lajeado, às 15h30min, espetáculo La Kombita, e às 16h30min, espetáculo Cantando a gente se entende, da Companhia Aprendiz. A programação ainda conta com feira de artesanato e chimarreada. Em parceria com o CDL Lajeado, o Cedelinho estará oferecendo passeios até as 17h30min, com ponto de partida e chegada da Biblioteca Pública. O valor será de R$ 6 por pessoa, sendo que parte do valor arrecadado será doado à Apae Lajeado.

Encenação da Paixão de Cristo em Imigrante

Neste sábado ocorre a segunda encenação da XIV Paixão de Cristo. A programação inicia às 19h com a apresentação da Orquestra Municipal, seguida às 20h da encenação do espetáculo, que ocorre no Convento Franciscano São Boaventura, localizado em Daltro Filho. A entrada do evento é gratuita. A apresentação conta com 70 atores locais na interpretação dos personagens da história. Para o espetáculo, o público será acomodado em cadeiras e arquibancadas instaladas nas ruas que ficam de frente para o mosteiro.

Sabadão da Saúde em Lajeado

Neste sábado,  todos os postos de saúde do município estarão abertos para atender à comunidade. Em referência ao mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde e se busca conscientizar a população sobre os riscos de doenças, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza o 2º Sabadão da Saúde. As unidades funcionarão das 8h às 12h. O objetivo é oferecer atendimento aos trabalhadores que têm dificuldades de ir até o posto durante a semana, oferecer exames de prevenção e aumentar a cobertura vacinal da população. 

Baile de aniversário em Forquetinha

Para comemorar os 23 anos de emancipação política e administrativa da cidade, o Centro de Cultura Alemã, com apoio do Executivo, promove o 2º baile de aniversário, que ocorre neste sábado, no ginásio poliesportivo do Parque de Exposições Christoph Bauer, em Baureck.  O grande atrativo da noite é a Banda Passarela. O baile inicia às 23h30min e a entrada é gratuita. Às 2h30min começa a festa jovem com Som Karibe Line

Comments

SEE ALSO ...