Geral

Arte na Universidade incentiva a sensibilização

Evento segue com atividades à noite


- Gabriela Longo

Lajeado - A cultura e a arte ocuparam a Universidade desde cedo nesta quarta-feira, dia 25. Com oficinas de criação tridimensional, fotolivros, grafite, colagens, dança e teatro, a segunda edição do Arte na Universidade envolveu a Univates com criatividade e singularidades.

Pela manhã, dez atividades foram realizadas. Entre elas, uma oficina de criação tridimensional, ministrada por integrantes do projeto de extensão Interarte, que envolveu a turma da 6ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, de Lajeado. Leonardo Mendes, de 11 anos, participou da atividade pela primeira vez. "O mais próximo disso que fizemos em aula foram maquetes, é muito legal fazer algo novo", afirma. Ele e seus colegas Gabriel José, Vicente e Matheus modelaram um gato. A escolha foi resposta ao desafio proposto na atividade, que questionava qual animal melhor governaria o País.

Para a professora de Língua Portuguesa da turma, Margarete Conrad, a oficina envolveu não só a questão cultural, mas o trabalho em grupo. "Com o questionamento, os alunos tiveram que entrar em consenso, ouvir o outro e pensar em conjunto em um motivo para escolher aquele animal", explica.

Já no estacionamento do Prédio 12, o muro ganhou um pouco mais de cor com a oficina de grafite. A atividade contou com uma parte teórica e um teste em papel antes de partir para a parede. "Eu educo pela arte, o visual fala muito", salienta o ministrante Samuel Hergesell. Professor de Artes há 15 anos e trabalhando com grafite há 12, Hergesell conta que o grafite é uma arte moderna e possui um importante papel social de expressão.

Ainda dá tempo de participar

O evento continua nos turnos da tarde e da noite com mais de 40 atividades. "O Arte na Universidade celebra e consolida o propósito de educar para a cultura e para o desenvolvimento de um olhar estético, sensível e perspectivista voltado ao mundo contemporâneo", explica a organizadora do Arte na Universidade, Kári Forneck.

Além de oficinas, o Arte na Universidade recebe no Teatro Univates o recital de alunos da Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, das 19h30min às 20h45min, e o espetáculo "A história de nós dois", do Grupo de Teatro da Univates, das 21h às 22h30min.

Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/evento/arte-na-universidade.

Comentários

VEJA TAMBÉM...