Geral

Associação dos Profissionais de Imprensa do Vale do Taquari empossa diretoria

Secretária Estadual da Comunicação, Tânia Moreira, participou da cerimônia

Créditos: Julian Kober
CERIMÔNIA: secretária da Comunicação, Tânia Moreira, empossa diretoria da API/VT 2019/2020 - Lidiane Mallmann

Lajeado - A diretoria da Associação dos Profissionais de Imprensa do Vale do Taquari (API/VT) tomou posse na noite de ontem em cerimônia no Espaço Cultural da Clínica Dr. Wilson Dewes. O evento teve como convidada de honra a Secretária Estadual da Comunicação, a jornalista Tânia Moreira, além da presença do prefeito Marcelo Caumo; o titular da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Rodrigo Reckziegel; e dos vereadores Antônio Marcos Schefer (MDB) e Mariela Portz (PSDB).


A primeira diretoria da entidade, eleita em assembleia realizada em novembro do ano passado, tem mandato de dois anos e é formada por: Deolí Gräff, presidente; Alício de Assunção, 1º Vice; Nicolas Horn, 2º vice; Dirce Becker Delwing, 1ª secretária; Fabiano Conte, 2º secretário;Joel Alves, 1º tesoureiro; Luiz Fernando Wagner, 2º tesoureiro; Renato Worm, 1º diretor de eventos; Fábio Kuhn, 2º diretor de eventos.


Em seu discurso, o primeiro presidente da API, Deolí Gräff, destaca que a cerimônia possui um significado especial, principalmente diante do cenário atual, onde os veículos de comunicação enfrentam a concorrência da internet e das redes sociais. "Enquanto nas redes sociais não existe a figura do proprietário, do diretor, editor e repórter ou de um código de ética, nossos veículos de comunicação, além da hierarquia de cargos, tem o autor do texto, que assume a responsabilidade pela informação. Nossos veículos de comunicação locais têm história, código de ética e missão de publicar os fatos das pessoas de nossa comunidade, e o compromisso da defesa da informação embasada em fontes reais e confiáveis." Para ele, o grande desafio dos profissionais da imprensa é melhorar as estratégias de informar para facilitar e para que as informações sejam mais compreensíveis.


A associação congrega profissionais de rádio, jornal, TV, mídias eletrônicas, assessoria de imprensa, colunistas, publicidade e outros meios de comunicação. Seu objetivo é promover eventos técnicos, culturais e festivos. Gräff convoca todos os comunicadores para participar da API. "Não podemos ficar dispersos e isolados. A aproximação e união de esforços e compartilhamento de conhecimento de experiência significa o fortalecimento dos meios de comunicação."


Para a titular da pasta de Comunicação, Tânia Moreira, esta união proposta pela entidade é fundamental para fortalecer a imprensa. "A associação conseguindo unir toda a imprensa da região é fundamental."
O prefeito Marcelo Caumo parabenizou os profissionais que fazem parte da associação e trabalho que empenham na transparência dos governos. "Vocês da imprensa são aquelas que correm atrás das notícias, buscam explicação e têm o compromisso de repassar para toda a comunidade tudo aquilo, de maneira imparcial, que está ocorrendo. O papel de vocês é primordial, contem conosco para que a gente seja uma região de transparência e governos abertos."

 

Comments

SEE ALSO ...