Geral

Câmara de Bom Retiro do Sul promove projeto Jovem Vereador

Intenção é aproximar adolescentes do Legislativo

Créditos: Da Redação
GRUPO: selecionados em concurso de redação conheceram rotina de vereadores - divulgação

Bom Retiro do Sul - O Poder Legislativo de Bom Retiro do Sul realizou a primeira edição do projeto Jovem Vereador. A iniciativa, de autoria de Filipe Turatti (PT), proporciona dois dias na rotina da Câmara para estudantes do município. Uma segunda edição deve ocorrer ainda em 2019. A prática deve ocorrer no mês de julho.
O intuito é aproximar os jovens bom-retirenses do Legislativo e fomentar a participação política deles. "A proposta permite que a juventude vivencie, na prática, o papel do vereador, descobrindo as possibilidades e limites de atuação", acredita Turatti.

No primeiro dia de atividades, os participantes conheceram a estrutura da Câmara e o Regimento Interno da Casa, além da Lei Orgânica do município. Eles ainda visitaram a sede do Executivo de Bom Retiro do Sul.

No segundo e último dia, os estudantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos. Eles indicaram projetos e simularam uma sessão ordinária, elegendo, inclusive, a mesa diretora.

Os jovens foram escolhidos por meio de concurso de redação entre as turmas do 9º ano e Ensino Médio. O tema era "Qual a minha contribuição para um Bom Retiro do Sul melhor?" A Comissão Julgadora foi formada por professoras aposentadas, Secretaria da Câmara de Vereadores e Secretaria da Educação.

Comments

SEE ALSO ...