Geral

Caminhos de Muçum é inaugurado

Evento habilita município a realizar caminhadas abrangendo novos trajetos

Créditos: Assessoria de Imprensa de Muçum
Trajeto de 18 quilômetros reuniu cerca de 50 caminhantes - divulgação

MUÇUM | Domingo foi a vez do município receber as Caminhadas Autoguiadas. Idealizadas pela Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), com o nome Passeios da Colônia, a realização esteve pela primeira vez na Princesa das Pontes, reunindo cerca de 50 caminhantes. Foram percorridos 18 quilômetros, com inauguração na praça junto ao Viaduto de entrada da cidade. A caminhada iniciou após café colonial na Linha São Faustino e Santa Juvita - na propriedade da família Bastiani -, em direção à Linha Alegre, onde os caminhantes foram recebidos com a comercialização de produtos coloniais e um almoço típico do interior.

Durante o trecho, os participantes foram contemplados por casarões antigos, paisagens naturais. Para o coordenador do projeto, Alício de Assunção, a Rota dos Casarões é singular na região por retratar a imigração italiana na região, incluindo no rol de residências algumas construídas na década de 20. "É uma arquitetura que não existe em outros municípios. Isso deve ser considerado e até melhor explorado. A gastronomia que é um dos destaques de Muçum também foi muito bem avaliada", comenta.

Assunção parabeniza a comunidade pelo maciço engajamento e revela que, em julho deste ano, em data a ser definida, haverá nova caminhada somando cerca de 20 quilômetros, entre Muçum (comunidade Dom Felipe de Nadal) e Santa Tereza, passando pelo distrito de Santa Bárbara. Além disso, para o final do ano, é programado um passeio em parceria com a agroindústria Pitayas do Vale, que possivelmente acontecerá no turno da noite. "O município se habilitou a promover novos eventos", pontua.

A secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, observa a caminhada como mais um dos tantos eventos que a Administração Municipal promove voltados ao turismo, e que colocam o setor muçunense em posição de destaque. "Temos muitos atrativos e precisamos encontrar formas de divulgá-los. Os Caminhos de Muçum entram neste contexto e desempenham este trabalho. Com certeza continuaremos a trabalhar para trazer novos eventos neste sentido", afirma.

Comments

SEE ALSO ...