Geral

Casal dedica-se à vida em comunidade

Arno e Loreci Eidt estão há 16 anos na diretoria da associação de moradores e convidam para festa

Créditos: Guilherme Rossini
Desde o começo, Arno Eidt sempre recebeu a ajuda de sua esposa, Loreci Eidt nas ações pela associação - Guilherme Rossini

Lajeado - Em 2002, Arno Eidt (65) e Loreci Eidt (64) entraram na diretoria da Associação de Moradores do Bairro Floresta e, desde então, não saíram mais. A história começou com Eidt auxiliando na organização. Sua esposa começou a acompanhá-lo, principalmente depois que ele se tornou presidente. "Eu já exerci quase todas as funções na diretoria da associação, mas o cargo de presidente foi o que mais ocupei." O atual representante conta com o apoio de Loreci. "Eu estou sempre junto, afinal, para ser um bom presidente ele precisa de uma boa esposa", brinca.

No próximo dia 16, ocorre a tradicional festa do bairro, no ginásio da comunidade. O evento é a principal ação do ano para a arrecadação de fundos para bancar as reformas da sede. Aliás, o prédio, que conta com uma quadra de esportes, é a concretização do trabalho que mais orgulha o casal. "Quando ela foi inaugurada, em 2005, era só um telhado. Hoje, graças ao esforço de todos, está ficando pronta", comentam. Loreci ainda diz que hoje a estrutura está ótima em relação a há alguns anos. "No começo foi muito complicado, não tinha nada lá. O chão, por exemplo, quanto mais a gente lavava, mais areia saía. Hoje, está tudo ótimo, com detalhes como pintura e manutenções gerais para serem feitas."

Desde a construção até as reformas e ampliações, as ações contaram com o apoio da prefeitura, que na maioria das vezes cedeu o material para a associação. "Conseguimos tudo com muito esforço. Por exemplo, antes da festa deste ano, vamos pintar a associação. A tinta quem cedeu foi o Poder Público, e a mão de obra vamos pagar com o dinheiro arrecadado. Sempre funcionou assim desde que estou na diretoria", diz Eidt.

 

A festa

Antes da inauguração do ginásio, em 2005, as festas ocorriam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Welter, no Floresta. "A curiosidade é que lotava muito, parecia que tinha muito mais gente do que realmente tinha quando fazíamos no colégio", conta o presidente. Com a nova sede, foi feita a maior festa até hoje, conforme explica Arno Eidt. "Foi muito bom, eu nunca vi isso. Nunca mais tivemos uma como aquela, pois vendemos 84 caixas de cerveja. Para se ter uma ideia, atualmente saem somente 45." Entre as atrações do evento do próximo dia 16, que começa às 9h15min, estão a missa e o almoço, com churrasco e saladas diversas, ao custo de R$ 25 por pessoa. Às 13h30min, o Piá e a Boneca da festa serão escolhidos, em uma premiação que congratula o menino e a menina que venderem a maior quantidade de números. Em 2016, Isadora Luisa Borger, que tinha 5 anos, foi nomeada uma das bonecas da festa depois de vender R$ 2.980,00. Seu pai, Jaime Valmir Borger, conta que foi uma tarde de euforia. "Quando foi convidada para participar, ela ficou muito animada. Mas, ao receber a faixa como uma das bonecas, foi uma grande felicidade, tanto dela, como da gente também."

Participante da organização da festa há muitos anos, Borger explica que é um grande evento para a comunidade, principalmente depois da inauguração da sede. Desde 2005, quando foi inaugurado o ginásio, houve muita evolução", explica. O momento dançante será iniciado às 14h30min, e a animação ficará por parte da banda do próprio bairro, o Musical Destaque. Arno Eidt conta que essa será a penúltima vez que trabalhará na organização. "É muito difícil para conseguir alguém que queira assumir a responsabilidade pela associação. No entanto, ano que vem será meu último na diretoria. Espero que todos se divirtam muito e gastem um bom dinheiro na festa", diz o atual presidente, aos risos.

Comentários

VEJA TAMBÉM...