Geral

Casal lajeadense se aventura pelas estradas em uma Kombi

Karla e Ronald mostram que é possível realizar o sonho de conhecer o mundo e também compartilhar solidariedade


- Kassieli dos Santos

LAJEADO | Com espírito aventureiro para percorrer o Brasil dentro de uma Kombi, o casal de empresários, Karla (52) e Ronald Scheeren (48), desperta a curiosidade por onde passa com uma casa em cima de quatro rodas.

Retornando do último trajeto, no qual percorreram 11.421 quilômetros, em 31 dias, Karla conta que as viagens não seguem um cronograma. "Agora vamos fazer o centro do Brasil, depois a região Oeste. Saímos sem saber as cidades onde vamos parar", conta empolgada.

As viagens são relatadas nas redes sociais, em que o casal posta fotos e dicas, como é o caso da última viagem até o Ceará, visitando 247 cidades. A disposição para pegar a estrada levou os a criar um projeto pessoal chamado Ronkanaestrada, que faz referência ao nome do casal. Nas redes sociais, o perfil ganha a cada dia mais seguidores. "As pessoas têm curiosidade de saber como fazemos, de onde somos, na estrada vêm a Kombi e acenam", explica Karla.

Mais do que a liberdade e alegria de poder fazer o que ama, Karla aproveita para compartilhar com as pessoas seu talento. Cabeleireira com anos de experiência, aproveita para oferecer às pessoas carentes cortes de cabelo durante as paradas. "No Nordeste e outros locais pelos quais passamos há muita pobreza. Começo a conversar com a pessoa, e se percebo que ela está precisando levantar sua autoestima ofereço um corte de cabelo", explica.

Conforme ela, após o primeiro corte, logo um grupo se reúne no entorno para receber o serviço.
Karla e Ronald fazem o que muitas pessoas têm vontade de fazer, largar tudo e dar uma volta pelo mundo. A ideia é viajar com baixo custo, sem compromisso com horário ou trajeto. Neste ano, o casal se aventura pelo Brasil, e em 2020 deseja percorrer a América do Sul. De maneira destemida planeja ir até o Alasca, futuramente. "A ideia é mostrar que é possível conhecer e viajar gastando pouco. Aproveitar a vida", afirma Karla.

As viagens na Kombi tiveram início há três meses. O casal que já fazia trilhas e viagens esporádicas de motocicleta pela América do Sul em grupos, precisou adaptar o meio de locomoção para um veículo que oferecesse mais conforto, devido os problemas de saúde Ronald. Em uma jornada de 18 anos de união, com os filhos já crescidos era hora de embarcar em uma aventura.

Casa

A Kombi é também uma casa para os viajantes, com adereços necessários para o dia a dia, as refeições são preparadas no veículo reduzindo custos. Além disso, o casal conta também com o apoio de estabelecimentos e pessoas que encontra. "Dormimos em posto de gasolina e em camping, é muito tranquilo usamos a energia para carregar o celular", comenta o motorista Ronald. As viagens sempre foram um sonho da empresária que em breve, conquistará a aposentadoria. "Desde a adolescência tinha o desejo de viajar, sou inquieta, não consigo nem morar muito tempo na mesma casa", expõe.

A cabeleireira, já esteve envolvida em diversos projetos sociais em entidades de Lajeado, citando como exemplos ações na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena e Vovolar. No mês passado esteve no Instituto Penal Feminino de Porto Alegre como voluntária para fazer os cortes de cabelo. A filha Alexia Scheeren (22) confessa que sente saudades de abraçar a mãe. Junto do irmão Alexandre Scheeren (21) assumiu os negócios da família, em Lajeado, para que os pais realizassem o sonho. "É o que todo mundo quer fazer. Meus amigos comentam sobre eles. São mais corajosos do que eu, gosto da estrada, mas tenho medo", conta.

 

Comments

SEE ALSO ...