Geral

Católicos celebram Corpus Christi

Amanhã, procissões, missas e confecção de tapetes fazem parte da programação

Créditos: da redação
Decoração no entorno da igreja matriz, em Lajeado, é tradição na data - arquivo

VALE DO TAQUARI | Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, é festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi, com missas, procissões e os tradicionais tapetes coloridos que cobrem as ruas, ocorre sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa. Embora muitas cidades façam feriado neste dia, a data não é considerada feriado nacional, mas, sim, ponto facultativo.

Em Lajeado e Estrela, pelo menos quatro paróquias têm programação. Na paróquia Santo Inácio de Loyola, no Centro de Lajeado, às 6h, começa confecção dos tapetes nas ruas ao redor da Praça da Matriz (Bento Gonçalves, Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos e Marechal Deodoro), com a participação das famílias e integrantes de pastorais, catequese, setores, movimentos e do Colégio Madre Bárbara. Às 9h, haverá missa na matriz e, após, procissão pelas ruas ao redor da praça. Como gesto solidário, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis.

Na paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Moinhos, Lajeado, às 6h, inicia-se a confecção dos tapetes alusivos à Corpus Christi; às 8h30min, celebração na igreja seguida de procissão.

Em Estrela, na paróquia Santo Antônio, no Centro, às 9h, ocorre a procissão com confecção de tapetes pelos movimentos e pastorais da paróquia pelas ruas Júlio de Castilhos, Coronel Flores , Fernando Abott e Treze de Maio. Na paróquia São Cristóvão, as atividades começam 9h30min, com missa e procissão na comunidade Santa Maria Goretti. Após a procissão será servido um carreteiro para os interessados, no valor de R$ 15,00.

 

 

Comments

SEE ALSO ...