Geral

Cavalgadas marcam encerramento da Semana Farroupilha na região

Nos CTGs e acampamentos, tradicionalistas celebram o 20 de setembro

Créditos: Da redação
Em Teuônia, cavalarianos foram um dos destaques do desfile farroupilha do ano passado - divulgação

Vale do Taquari - A quinta-feira é dia de celebração nos centros de Tradições Gaúchas e nos acampamentos. Em diversas cidades do Vale do Taquari há programação especial, para encerrar a Semana Farroupilha.

Em Lajeado, a Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha (AMTG) de Lajeado, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizará uma cavalgada pelas principais ruas da cidade. O desfile ocorre nesta quinta-feira, com saída às 9h. Segundo o presidente da AMTG Lajeado, Flávio Rodrigues, a concentração dos cavalarianos será na Avenida Décio Martins Costa. A partir dali, os cavalarianos passarão em frente à Casa de Cultura, seguindo pela Rua Julio de Castilhos. Na sequência, o grupo de tradicionalistas percorrerá a Avenida Senador Alberto Pasqualini, contornando o monumento ao Imigrante e descendo pelo sentido oposto da mesma avenida, de onde acessam a Avenida Benjamin Constant, até o cruzamento com a Rua Santos Filho, por onde seguirão até chegar ao Parque Professor Theobaldo Dick, onde haverá a dispersão.Segundo Rodrigues, são esperados em torno de 300 cavalarianos, representando diversas entidades tradicionalistas da cidade.

Em Encantado, a cavalgada começa às 15h.

Arroio do Meio
O desfile de cavalarianos começa às 8h desta quinta-feira, com concentração no entroncamento do Travessão Dona Rita e Rui Barbosa. Com percurso de 20 quilômetros, a cavalgada passa por Picada Arroio do Meio, Travessão do Xilá, Travessão Closs até o Piquete Recanto Gaúcho. Depois segue por Forqueta Baixa, Barra da Forqueta, São José e chega ao CTG Querência de Arroio do Meio.

Imigrante
O Piquete Raça Campeira promove uma cavalgada nesta quinta-feira, com saída às 8h, em frente à Brigada Militar. Os cavalarianos vão passar pelo Centro, indo em direção a Daltro Filho, e retornam ao piquete. Ao meio-dia será servido carreteiro campeiro, com maionese, pão e saladas diversas. Os cartões custam R$ 22 na hora.

Muçum
A programação farroupilha começa cedo em Muçum nesta quinta-feira, com Alvorada Festiva - Café de Chaleira - às 6h. O Desfile Farroupilha ocorre às 10h. À tarde, o Festival Vivência Campesina apresenta danças folcloristas gaúchas, às 15h. Os shows estão garantidos com o grupo Cheiro de Galpão, às 18h, e Os Mateadores, às 21h. Na sexta-feira, a programação prevê Grupo Rodeio, às 21h, e Tchê Guri às 23h. A realização é da Administração Municipal, com financiamento via Sistema Pró-Cultura RS LIC, do governo do Rio Grande do Sul.

Westfália
O ponto alto da programação farroupilha em Westfália será no domingo, quando ocorrerá o desfile, a partir das 9h, com saída no Parque Municipal de Eventos, percorrendo as principais ruas do Centro. Após, haverá Torneio de Laço. Ao meio-dia, na sede do CTG Querência Westfaliana, será servido almoço (carne de rês e porco, aipim, arroz e saladas diversas) ao valor de R$ 30 por pessoa.

Teutônia
O desfile farroupilha ocorre nesta quinta-feira. Entidades tradicionalistas, escolas e cavalarianos se reúnem às 9h30min, em frente ao Agrocenter Languiru, no Bairro Languiru. O grupo percorrerá as ruas Pedro Schneider, 25 de Julho, Evaldo Hilgemann, Major Bandeira e Avenida 1 Leste, encerrando junto ao Acampamento Farroupilha, no Centro Administrativo. Aproximadamente 400 cavalarianos prometem participar da atividade. Em caso de chuva, o desfile poderá ser cancelado, o que será previamente comunicado.

À tarde, a programação do Acampamento Farroupilha de Teutônia segue no Centro Administrativo, com fandango animado pelo grupo teutoniense Os Centauros, a partir das 14h. Às 16h30min, se apresenta a invernada Pré-Mirim do CTG Porteira dos Pampas. Em seguida, às 17h, haverá fandango com Toque de Vaneira.

A chama crioula será extinta às 18h desta quinta-feira. No entanto, a programação do Acampamento Farroupilha segue até esta sexta-feira. Às 21h, ocorre a apresentação da invernada Juvenil do CTG Porteira dos Pampas. Em seguida, às 21h30min, inicia o show com João Luiz Corrêa. Toda a programação tem entrada franca.

 

 

 

Comments

SEE ALSO ...