Geral

Certel recebe Troféu Empresa Solidária da Apae

Associação atende aproximadamente 170 alunos contribuindo com a sua reabilitação e socialização

Créditos: Da redação
Reconhecimento: homenagem foi entregue ao presidente da Certel, Erineo José Hennemann - Samuel Dickel Bünecker/divulgação

Teutônia - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Teutônia entregou recentemente à Certel o Troféu Empresa Solidária, um reconhecimento às organizações que auxiliam na manutenção da instituição. O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, recebeu a homenagem da vice-diretora, Raquel Brackmann, e da aluna, Simone Gomes de Oliveira. "A Certel é uma grande parceira de muitos anos, principalmente por disponibilizar a conta de luz para doações em nosso benefício", relata a vice-diretora.

A Apae atende aproximadamente 170 pessoas de Teutônia, Poço das Antas, Westfália, Fazenda Vilanova, Paverama e Taquari e, a cada ano, registra incremento no número de beneficiados. "Contribuímos com a reabilitação e socialização, incluindo-os na sociedade e prezando pelo seu direito de cidadão. Atendemos desde crianças com poucas semanas de vida até adultos com mais de 50 anos. Quanto antes a família procurar a Apae, melhor serão os resultados futuros. Trabalhamos a prioridade de mostrar o melhor dessa pessoa, o quanto ela é capaz e faz coisas boas e, às vezes, até melhores", observa Raquel.

Além de ser uma escola, a Apae também atende gratuitamente nas áreas da assistência social e clínica. "Todos atendimentos clínicos são possíveis via SUS, como neurologia, psicologia, terapia ocupacional, equoterapia, entre outros", complementa.
A prova viva do dedicado profissionalismo e da competência da Apae de Teutônia é a aluna Simone Gomes de Oliveira, 40 anos, que há mais de 20 anos frequenta a entidade. "Me sinto muito bem na Apae, eles são muito bons. Entre as atividades desenvolvidas, a que mais gosto é a de produzir cartões, sacolas e cestas, que depois são comercializadas, além das aulas de capoeira, física e música", afirma.

Festival Estadual Nossa Arte

A direção da Certel também foi recentemente visitada pelo presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto, que convidou para uma programação a ser desenvolvida em breve. De 13 a 15 de maio de 2019, Teutônia será sede de um evento especial, que destacará a arte e a cultura em sua pureza e essência, através da dança, folclore, artes musicais, artes cênicas, arte literária, artesanato e artes visuais. É o 9º Festival Estadual Nossa Arte, que será realizado na Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru.

O evento estadual é uma promoção da Federação Estadual das Apaes e é classificatório para a etapa nacional do Festival, que ocorre em novembro, em Manaus (AM). A previsão é reunir mais de 700 pessoas nos três dias de evento. Nas sete modalidades, alunos atendidos pelas 205 Apaes do Estado mostrarão o seu talento.

Comentários

VEJA TAMBÉM...