Geral

Cidade Jardim está festa e espera visitantes de várias partes do RS

Festa e feira marcam as celebrações do aniversário de Colinas

Créditos: Julian Kober
PÁSCOA: Coelhos embelezam as ruas da cidade - Lidiane Mallmann - divulgação/Prefeitura

Colinas - Emancipada em 20 de março de 1992, Colinas comemora hoje seu 27º aniversário. A cidade recebeu esse nome devido às montanhas e colinas que a cercam. Também é conhecida como Cidade Jardim, graças ao belos quintais nas residências e canteiros.


Com uma área de 57,25 quilômetros quadrados, o município está localizado em uma área privilegiada junto ao Rio Taquari, por onde vieram os primeiros imigrantes. As atividades econômicas mais difundidas são a criação de aves, frangos de corte, gado leiteiro, suínos além do cultivo de milho e soja.


A população de 2420 habitantes é formada em sua maioria por descendentes de alemães, que realizam festas tipicamente germânicas, como o Blumentanzfest (Baile das Flores), que todos os anos reúne mais de vinte grupos de dança típica de todo o Estado.


Além disso, a cidade conta com diversas atrações turísticas naturais, com vários pontos para aproveitar o Rio Taquari. O grande destaque, no entanto, é a ferrovia, seus túneis e viadutos. Há também o Morro do Roncador e o Zuckerthut.

 
Colinas Fest

Amanhã, às 18h, inicia mais uma edição do Colinas Fest e a 2ª Feira Comercial, Industrial e de Serviços, que ocorrem no Ginásio Municipal de Esportes e no Centro Comunitário da Cidade Jardim do Vale do Taquari. Durante a noite, o público poderá conferir Orquestra Municipal de Colinas e depois o show com Paulinho Mixaria.


As atrações seguem até domingo. O ingresso diário custa R$ 10, incluindo os shows programados. O evento é da Prefeitura com o apoio do Sicredi, Girando Sol, Languiru, New Tintas e MC Informática.


Programação


Quinta-feira - 21 de março
18h - Abertura da Feira
19h30min - Solenidade de Abertura
20h - Orquestra Municipal de Colinas
20h30min - Show com Paulinho Mixaria
22h - Encerramento feira comercial

Sexta-feira - 22 de março
10h - Abertura da feira
13h30min - Bailão da melhor idade com Banda Star 3
19h - DJ Jonas Klein
21h - Show com Banda Bico Fino Brothers Band
23h às 2h - Banda Barbarella

Sábado - 23 de março
10h - Abertura da Feira
14h às 15h30min - Atividades Moinho do Campo
14h às 18h - Caça ao ninho
19h - DJ Juli Roveda
21h - Show Joel Carlo
23h às 3h - Banda Choppão

Domingo - 24 de março
9h - Abertura da feira e encontro de carros antigos
14h às 17h - Show com cães adestrados
13h - Banda Porto do Som
15h - Show com Tchê Guri e Dj Jonas Klein
17h - Banda Sétimo Sentido
19h - Encerramento da feira


Páscoa

Os coelhos, ovos e cenouras gigantes já decoram as principais ruas, praças e pontos de Colinas, que adotou o tema a "Páscoa mais doce do Vale do Taquari". A decoração permanecerá em exposição até 28 de abril.


A grande novidade este ano são as Estações da Via Sacra, uma trilha na Praça dos Pássaros que mostra o trajeto percorrido por Cristo desde a sua condenação, crucificação e ressurreição. No espaço, também haverá a tradicional Caça ao Ninho.


Engajada, toda a comunidade ajudou o poder público na instalação dos mais de 800 objetos utilizados para decorar o município. Eles foram confeccionados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde as voluntárias trabalham desde o final do ano passado.


Até o coordenador do trânsito de Colinas, Alexandre Willrich, coloca a mão na massa, dando os últimos toques na decoração da Praça dos Pássaros. "Ano após ano, sempre acabamos inovando e enfeitamos a cidade de uma maneira diferente."


Há o que celebrar nos 27 anos de emancipação de Colinas?


"Com certeza. Passamos por uma baita transformação. O que era um distrito sem visibilidade virou um município bastante conhecido pelas festas e atrações, como a Páscoa e a Colinas Fest. Hoje é bastante visitada e conhecida em todo o Rio Grande do Sul."
Alexandre Willrich, coordenador do trânsito de Colinas

"Muita coisa. Amo essa cidade, é um lugar muito bom de morar. Na Páscoa e no Natal, fica mais bonita ainda. Adoro as decorações, todo o ano me surpreendo com o empenho da nossa cidade. Enfim, não tenho o que reclamar."
Rosemery da Costa, doméstica

"Tudo. É a cidade mais bonita que já conheci até hoje. Não há igual a essa nos interiores. As ruas são limpinhas, as casas bem decoradas, a natureza embeleza a cidade. A nossa Cidade do Jardim é o Jardim do Éden."
- Vanderlei da Costa, comerciante

 
Em questão


O Informativo do Vale - Como o senhor vê a cidade neste momento, ao comemorar 27 anos de emancipação?
Prefeito Sandro Ranieri Herrmann - Evoluímos bastante. Tudo isso graças ao setor primário, que desenvolveu muito ao longo dos anos, principalmente nas integrações de leite, grãos, suínos, frango e ovos.
Além disso, os setores comercial e industrial mudaram bastante. No início, tínhamos uma indústria muito focada na questão de calçados, que infelizmente enfrentou crises grandes e acabou sucumbindo no nosso município. Nos últimos anos surgiram alguns ateliês. Mas a nossa indústria está em vários segmentos e tentamos diversificar cada vez mais.
Para a Administração Municipal, o grande desafio é continuar investindo na saúde e na educação para que a cidade possa crescer ainda mais. Além do investimento em obras para garantir uma boa infraestrutura para permitir o desenvolvimento da indústria, comércio e agricultura.

O Informativo do Vale - O que o senhor espera para Colinas daqui a vinte anos?
Prefeito - Que a gente possa ter uma estrutura administração enxuta, que trabalha com os pés no chão, dentro do orçamento, sabendo que as dificuldades são grandes. E que a gente continue sonhando com mais recursos para os municípios, para que possamos investir ainda mais.
Estamos procurando desenvolver a área comercial e industrial do município e investir ainda mais em turismo.
Queremos ir além dos pontos turísticos, criar uma programação vasta o ano inteiro para aumentar os investimentos. Com isso, pretendemos dar mais incentivo para a iniciativa privada investir no turismo. Além disso, estamos há dois anos trabalhando com a ciclovia de Estrela, Colinas e Imigrante. O investimento será de R$ 6 milhões. É um projeto bem pretensioso, vai ser uma das maiores ciclovias fora de uma única cidade.
Em paralelo a isso, estamos trabalhando com a ideia do trem turístico. Vamos fazer um projeto bastante forte e esperamos que 2020 possamos trazer o trem como um passeio permanente. Durante 2019, teremos mais um passeio, provavelmente em agosto.

O Informativo do Vale - Qual a expectativa para a Colinas Fest?
Prefeito - A expectativa é de manter o mesmo sucesso da primeira edição. Fizemos algumas ampliações e melhorias do parque, aumentando o número de expositores para atrair ainda mais público, com uma programação voltada para toda a família. Convidamos todo o Vale do Taquari e o Estado a nos visitar. Tivemos no final de semana o Veloterra, evento que inicia as festas do município, que seguem até o final da páscoa.

O Informativo do Vale - Por que Colinas embeleza a cidade para a páscoa?
Prefeito - É o nosso grande diferencial. Enquanto outros municípios focam muito no Natal, focamos forte na páscoa. Muitas pessoas são atraídas pela nossa ornamentação. E esse ano não vai ser diferente. Teremos muitas surpresas que ainda não posso revelar.

 

 

Comments

SEE ALSO ...