Geral

Cidade recebe festival de coros

Evento inédito incentiva a cultura e proporciona trocas de experiência entre integrantes

Créditos: Da redação
Coro Municipal de Progresso foi o anfitrião - divulgação

Progresso - Um público expressivo aplaudiu a apresentação dos grupos no 53º Festival de Coros do Rio Grande do Sul - O Gaúcho quer Cantar - etapa Progresso, realizado na noite de sábado no salão paroquial. A promoção da Federação de Coros do RS (Fecors) contou com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. O anfitrião, o Coro Municipal de Progresso, sob a regência do maestro Adriano Prediger, abriu as apresentações da noite. "É muito importante divulgar a cultura do canto coral, que cresce constantemente. Todos foram muito bem acolhidos e tiveram uma ótima impressão sobre o evento", ressalta.
Na sequência, foi a vez do Coral da APCEF/RS de Porto Alegre, com o maestro João Fernando Azambuja de Araújo; Coro do Núcleo Cultural de Estrela, com a maestrina Carolina Wiethölter Andrade; Coral de Uruguaiana, com a maestrina Helena Mohr; e Coral Municipal de Imigrante, com o maestro Martin Alexandre Altevogt.


Em nome do presidente da Fecors, a secretária da entidade, Rejani Maria Petry Moraes, destacou a presença da comunidade e dos coros que abrilhantaram o festival. A secretária de Educação e Cultura de Progresso, Fabiele Girardi, avalia que o evento foi espetacular. A iniciativa, inédita na cidade, incentiva a cultura e proporciona trocas de experiências entre os coros. "A música foi um dos legados de nossos antepassados e é nosso compromisso perpetuar essa riqueza cultural. E, para isso, continuaremos incentivando e apoiando o grupo de nossa cidade. A cultura é investimento imprescindível em qualquer contexto de promoção de cidadania", destaca. O próximo Festival de Coros será daqui a dois anos. Em 2019, ocorre o Sarau Nativista, voltado para à cultura gaúcha.

  

Comentários

VEJA TAMBÉM...