Geral

Coluna do Fabiano


>> Chegou a hora
** O Brasil tem enfrentado problemas sociais, econômicos e políticos. E viu crescer nesta campanha o ódio. A sociedade brasileira tem seu destino nas mãos dos eleitores neste domingo. Queremos uma sociedade justa e igualitária, onde todos tenham direto à saúde, à educação, à alimentação e à segurança. Onde as pessoas sejam respeitadas, independentemente do pensamento que defendem; onde os políticos cumpram com suas promessas. Queremos um país livre da violência. Devemos juntos lutar pela paz, uma paz que não se restringe à classe, à cor ou à cultura. O futuro do Estado e do Brasil estão em jogo. Que os vencedores tenham sabedoria e luz para conduzir da melhor forma o futuro de nosso Rio Grande e desta grande nação.

>> Lideranças
** A primeira-dama do RS, Maria Helena Sartori, foi a atração principal do Encontro Regional de Lideranças Femininas, realizado em Estrela nesta sexta-feira. Mulheres de toda a região marcaram presença no ato de mobilização final em prol da candidatura de Sartori à reeleição. Na foto, Maria Helena com a delegada Marcia Scherer e a coordenadora de Educação, Greicy Weschenfelder.

>> Nostalgia
** Antes da urna eletrônica, a votação era feita em cédulas de papel. A apuração era manual, geralmente em um ginásio de esportes. O trabalho era dos escrutinadores. Com a urna eletrônica, esta tarefa foi extinta. Eleitores e candidatos podiam acompanhar a contagem dos votos de cada urna. Era uma emoção muito grande, que se prolongava por alguns dias pela demora para contar voto por voto. Esta sensação, hoje, já não é mais a mesma. Na foto, o escrutínio de votos na eleição de 1988 em Estrela. O registro é do arquivo de Deolí Gräff.

>> Acreditar em quem
** Pensando bem, os eleitores não sabem se acreditam mais nas previsões dos astros ou nas pesquisas do Ibope e Datafolha. O fiasco no primeiro turno foi grande.

>> Vale pensar
** Nem todo mundo da direita é fascista e nem todo mundo da esquerda é comunista.

>> Até o fim
** Após 45 dias, a campanha mais curta da história chega ao fim neste sábado. Ontem foi o último dia de propaganda eleitoral no rádio e TV. E a campanha nos bastidores continua até domingo.

>> Apoio do Vale
** Foi realizado esta semana, em Porto Alegre, um jantar de arrecadação para campanha do Eduardo Leite (PSDB). A região do Vale do Taquari esteve representada no encontro. Na foto, junto com Leite, estão Adailton Cé, Rafael Zanatta, Mariela Portz, Eduardo Pretto, Ito Lanius e Carlos Henrique Reckziegel.

>> Parceria que dá certo
** O trabalho realizado na conclusão do Ginásio de Esportes da Escola Estadual Pedro Albino Müller, do município de Sério, serve de exemplo de como a parceria entre comunidade escolar e poder público deve funcionar. Capitaneada pela diretora Vera Eichler, as obras, arrastadas por anos, tiveram conclusão esta semana. A escola fez sua parte, buscando ajuda dos pais e apoiadores, e o governo do Estado a sua, liberando verba. Agora, os alunos do educandário terão um local digno para a prática esportiva e para eventos. Parabéns pela conquista.


Fabiano Conte

Comments

SEE ALSO ...