Geral

Comitê de Revitalização do Centro Histórico discute ações para 2019

Primeira reunião do ano foi conduzida pelo novo presidente André Jaeger

Créditos: Jean Peixoto
ABERTURA: Comitê Gestor do Plano de Revitalização do Centro Histórico tem reuniões mensais - Lidiane Mallmann

Lajeado - O salão de eventos da prefeitura sediou, na tarde de segunda-feira, a primeira reunião de 2019 do Comitê Gestor do Plano de Revitalização do Centro Histórico. Conduzido pelo novo presidente, o advogado André Jaeger, o encontro reuniu lideranças e comunidade para discutir temas relacionados à preservação da área central e o planejamento de ações para o ano. Ao final, foi definido o calendário anual das reuniões, que ocorrem sempre na segunda terça-feira de cada mês.


Participaram do encontro Maria Otilia Muller Klein, representando o Conselho de Arquitetura, Marta Peixoto de Oliveira, da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), Ricardo Muccilo, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o historiador Mateus Schieroldt, Jane Craide Demamann, representando a associação de moradores, Ítalo Reali, coordenador de relações comunitárias e setoriais da prefeitura, Simone Horn, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Rosa Becker Delwing, da Secretaria de Administração (Sead) e uma representante do Sesc.


André Jaeger destacou a importância do encontro. "Nosso objetivo é dar continuidade ao Comitê por meio de incentivos e projetos. Com a participação da comunidade, atraindo investidores para a região e promovendo a adoção das praças", comenta o presidente. Entre as pautas, foi abordada a manutenção da Rua Osvaldo Aranha e da Ciclovia Ayrton Senna, às margens do Rio Taquari.


Estudos

Os participantes propuseram alguns estudos para valorizar o Centro Histórico. Um deles seria voltado à utilização do antigo prédio dos Correios. Outro projeto seria a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, fora do eixo da BR-386. Também foi requisitado um levantamento dos imóveis abandonados ou mal conservados no bairro. Foram debatidas possíveis soluções para ajudar os moradores de rua que residem nas vias públicas.


A revitalização das três praças centrais do município e a nova proposta de paisagismo para a Rua Osvaldo Aranha também pautaram a reunião. Os membros do Comitê debateram sobre a falta de segurança e iluminação pública nas ruas do Centro Histórico.


Calendário


Pelo menos mais nove encontros do Comitê já estão agendados até o fim do ano, nos dias 9 de abril, 14 de maio, 11 de junho, 9 de julho, 13 de agosto, 10 de setembro, 8 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro.

PRESIDENTE: André Jaeger

Comentários

VEJA TAMBÉM...