Geral

Paranaenses conhecem modelo de gestão

Prefeito apresenta ações de sustentabilidade econômica e ambiental


Prefeito Paulo Kohlrausch apresentou os programas Santa Clara Tem Valor e Santa Clara Mais Saudável - Prefeitura de Santa Clara do Sul/divulgação

Santa Clara do Sul - O município recebeu uma comitiva paranaense na última terça-feira (30). O grupo conheceu o modelo de gestão municipal e algumas iniciativas que têm gerado resultados positivos na comunidade. A gerente da Regional Vales do Taquari e do Rio Pardo do Sebrae RS, Liane Klein, intermediou o encontro. A gerente da Regional Oeste do Sebrae do Paraná, Elisangela Rosa; e o gerente do projeto de Fortalecimento da Gestão Pública, Marcio Thales da Silva, e o diretor de Projetos, José Carlos Mariussi, ambos do Parque Tecnológico Itaipu, foram recepecionados pelo prefeito Paulo Cezar Kohlrausch e secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann. O chefe do Executivo fez uma explanação sobre o município, estrutura de governo e metodologia de gestão, ressaltando a importância do engajamento de toda a equipe de servidores no propósito de governo. "Outro diferencial de Santa Clara do Sul é a força da nossa população. Ficamos muito felizes com o fato do nosso povo ajudar no desenvolvimento local."
Para Silva, um dos pontos que mais chamaram a atenção durante a visita a Santa Clara do Sul é o engajamento da comunidade nas ações desenvolvidas pelo governo municipal. Já Elisangela enalteceu a capacidade de liderança, mobilização, empreendedorismo e planejamento da gestão pública local. Em 2019, Kohlrausch compartilhará a experiência de Santa Clara do Sul ao conselho de prefeitos da Região Oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu. E, no ano que vem, um grupo paranaense vem ao Vale do Taquari para apresentar iniciativas daquela região.

Projetos
 
Paulo Kohlrausch apresentou os dois programas iniciados em 2017. O Santa Clara Tem Valor foca as áreas de economia, aperfeiçoamento humano e qualidade de vida, com apoio do Sebrae. A iniciativa garantiu dois prêmios ao município em um ano e meio de atividades. O primeiro lugar no MuniCiência, idealizado pela Confederação Nacional dos Municípios em parceria com a União Europeia, que reconhece os projetos mais inovadores em gestão pública do país. E o prêmio latino-americano de bom governo municipal. "Mas o que mais nos motiva é ver que a iniciativa tem gerado reflexos positivos na nossa comunidade", observa o prefeito.
Outro programa é o Santa Clara Mais Saudável, que visa construir uma cultura de consumo e produção de alimentos saudáveis no município, sem agrotóxicos. "Hoje já temos a nossa feira de produtos orgânicos todos os sábados de manhã e estamos numa fase importante do projeto de certificação das propriedades para que recebam o selo de produção agroecológica", destaca o prefeito.

Comentários

VEJA TAMBÉM...