Geral

Consisa incentiva produção saudável e inspecionada

Seminário reúne representantes de 40 municípios para debater importância de alimentos seguros

Créditos: Julian Kober
Consisa: presidente Klaus Werner Schnack reforça importância do Sisbi - Maica Viviane Gebing/divulgação

Arroio do Meio -Mais de 120 pessoas participaram do Seminário Regional de Inspeção, promovido ontem pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa-VRT). O evento foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam), com a presença de representantes entidades, agroindústrias, prefeituras e consórcios públicos de 40 municípios do Estado.
Com o tema "A arte de produzir alimento seguro e saudável", o seminário teve como objetivo incentivar as agroindústrias locais à produção de alimentos saudáveis e devidamente inspecionados, fabricados dentro dos padrões de higiene. As palestras abordaram a importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) e a certificação de vinho e de queijos artesanais. A programação encerrou-se com uma mesa de debates, onde os produtores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o serviço de inspeção.
O presidente em consórcio, Klaus Werner Schnack, reforça que o Sisbi vai abrir portas para que os empreendedores do Vale comercializem seus produtos em todo o Brasil. "Considerando que o Vale do Taquari é visto como Vale dos Alimentos, abre-se uma oportunidade única de alavancarmos a economia dos municípios, abrindo mercados consumidores, agregando valor e renda aos empreendedores locais", afirma o prefeito de Arroio do Meio.

Certificação

Durante o seminário, o coordenador do Departamento de Inspeção Sanitária, médico veterinário Adriano Becker, falou sobre o trabalho que o Consisa vem realizando com os municípios do Vale. O consórcio está em tratativa para buscar equivalência junto ao Sisbi. A ação avançou no mês de agosto, após a aprovação de um anteprojeto e decreto que dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O documento foi protocolado no Ministério da Agricultura na semana passada.
"Com a qualificação, queremos trazer os pequenos produtores para a legalidade, de modo que eles tenham oportunidade para vender os seus produtos foram dos seus municípios", afirma Becker.

 

 

 

Comments

SEE ALSO ...