Geral

Consumo consciente e natural

Primeira Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas ocorreu nesta quinta-feira na Univates


- Ana Amélia Ritt/AI-Univates

Lajeado - Com o sol ainda alto, a Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas teve sua primeira edição na Univates nesta quinta-feira (5). Cenoura, rúcula, morango, alface e beterraba eram só alguns dos produtos encontrados nos caixotes e mesas expostos entre os prédios 3 e 7.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo Nicole Müller foi uma das consumidoras conscientes presentes. Com uma sacola de verduras, conta que procura ter uma alimentação saudável e que adora cozinhar com produtos naturais. "As feirinhas vêm ao encontro disso. O incentivo do consumo de orgânicos e do conhecimento da origem do alimento é uma ótima iniciativa da instituição. Para quem não é do interior, como eu, que sou de Cruzeiro do Sul, essa feira facilita o contato", conta.

Sentados nos degraus próximos à Feira estavam Lucas, João e Ana. Os pequenos de 9, 8 e 6 anos, respectivamente, divertiam-se com morangos e cenouras. Quem os acompanhava era Raquel Conte, mãe de Lucas. "Sempre vou em feiras de orgânicos e produtos naturais. Lá em casa temos esse hábito, comemos muitas frutas e verduras", afirma, ao contar que o cuidado com a alimentação veio durante a gravidez. Lucas, ao ser questionado sobre gostar de frutas, não exitou: "Amo".

Saiba mais

A primeira edição da Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas contou com a participação do Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, da Organização de Controle Social (OCS) Defensores da Natureza, da OCS Orgânicos do Vale e do Grupo Ecológico Mãos na Terra. Na oportunidade puderam ser adquiridos produtos orgânicos, de origem conhecida e com qualidade comprovada por Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC).

A próxima edição será realizada no dia 26 de outubro, já que ocorre na primeira e na terceira quinta-feira de cada mês. O evento é realizado pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) da Univates e possui o apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (Aavt). Mais informações pelo e-mail [email protected].

Comentários

VEJA TAMBÉM...