Geral

Coqueiro Baixo comemora 22 anos

O município, com seus 1.528 habitantes, celebrou o aniversário com um evento realizado no sábado

Créditos: Redação
- Rosmeri Campiol Denicol/divulgação

Coqueiro Baixo - Regulamentado pela Lei 10.765 de 16 de abril de 1996, Coqueiro Baixo comemora hoje seus 22 anos. Emancipado de Nova Bréscia, o município possui 1.528 habitantes.

Para celebrar o aniversário, a cidade realizou na manhã de sábado um desfile com bênção da frota de veículos, seguido de missa. Após, foi servido almoço, e à tarde houve baile, mateada e brinquedos infláveis para as crianças. A programação ocorreu no Salão Comunitário da Capela São José.

O prefeito Jocimar Valer enfatiza a colonização italiana, que segundo ele deixou marcas em todas as comunidades do município. "Isso é percebido pelas edificações de igrejas e de vários capitéis religiosos que manifestam também a fé pelo catolicismo pregado até hoje pela maioria da população. As características também se expressam na alimentação, no modo de falar, de viver e, principalmente, nas diversões, destacando o Festival da Canção Italiana e o Filó Italiano. Este último é o grande evento de Coqueiro Baixo. Este ano o evento, que chega a sua 7ª edição, ocorrerá no dia 3 de agosto."


Dados gerais
População: 1.528 habitantes
Orçamento: R$ 12.352.000,00
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 80 milhões


O chefe do Executivo fala sobre as ações realizadas pelo governo, as expectativas em relação ao restante do mandato e a Coqueiro Baixo do futuro.

O Informativo do Vale - O que você espera em relação aos dois anos restantes à frente do governo?
Jocimar Valer - Minha expectativa é de novos investimentos com apoio dos parceiros, que são os deputados estaduais e federais, já que temos muitos desafios pela frente. Confio no crescimento da cidade e vou me empenhar para isso acontecer. Sabemos que a agricultura gera emprego e renda, por isso estamos fazendo uma administração voltada para a qualidade de vida dos moradores de Coqueiro Baixo e também para o crescimento populacional e econômico do município.
Entre as metas da gestão está o trabalho para que várias obras aconteçam, como melhorias da infraestrutura da praça municipal, com a construção de banheiros e palco coberto onde poderemos realizar mais eventos. Também saliento a aquisição de equipamentos e máquinas, entre elas uma escavadeira hidráulica para a Secretaria de Obras, e veículos de porte maior para a Secretaria da Educação, além de melhorias na área urbana, como reformas e manutenção dos prédios.
Nos últimos meses, tivemos uma queda na arrecadação e com isso tomamos algumas medidas para equilibrar o caixa. Esperamos que a situação se reverta daqui para frente, para que possamos assegurar recursos destinados às ações que projetamos para a comunidade. Nossa grande expectativa é o início das obras do acesso asfáltico. Ainda não temos nada certo, mas a esperança continua.

O Informativo do Vale - O que o senhor evidencia das ações da administração municipal nos dois anos que já passaram de governo?
Valer - Saliento trabalhos importantes como a continuidade da construção da creche que foi iniciada em 2016. Este ano a obra será concluída, devendo ser inaugurada em maio. Também destaco a ampliação da Unidade Básica de Saúde e a aquisição de um caminhão novo para a Secretaria de Obras e Agricultura, um veículo Spin para a Secretaria da Saúde, dois espalhadores de dejetos para a Secretaria da Agricultura e uma pá carregadeira para a Secretaria de Obras.

O Informativo do Vale - Como você vê Coqueiro Baixo no futuro?
Valer - Acredito que todos os prefeitos procuram tratar bem os seus munícipes e atender as demandas da população com muita responsabilidade e empenho. Acredito que Coqueiro Baixo tem muito potencial e conseguirá um grande crescimento.

Comentários

VEJA TAMBÉM...