Geral

Corpo de Bombeiros ganha reforço de soldados e equipamentos

No Vale do Taquari, 13 municípios foram contemplados

Créditos: Portal de Notícias do Piratini
- Lidiane Mallmann/arquivo O Informativo do Vale

Porto Alegre - O Corpo de Bombeiros apresentou os 182 novos soldados e os 86 novos 2º sargentos em cerimônia na manhã desta quinta-feira (7), na academia da corporação em Porto Alegre. No ato, foram entregues dois caminhões autobomba tanque, com capacidade para cinco mil litros de água, e um caminhão autobusca e salvamento, dotado de guindaste para três mil quilos e tanque de três mil litros de água.

Os bombeiros receberam também um sistema móvel de fornecimento de ar respirável e três contêineres destinados a guarda de materiais e equipamentos, oficina mecânica de primeiro escalão e arquivo de divisão de prevenção contra incêndios. O investimento total é de R$ 2,3 milhões, recursos de parceria entre CBMRS e Infraero.

No Vale do Taquari, 13 municípios recebem os reforços: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Cruzeiro do Sul, Encantado, Fazenda Vilanova, Nova Bréscia, Poço das Antas, Progresso, Relvado e Tabaí.

"Segurança se faz com efetivo e equipamentos. Segurança pública exige investimentos em pessoal e equipamentos. Hoje estamos aqui para honrar essa afirmação. Sempre disse que segurança é prioridade no nosso governo. Desde 2015, foram investidos R$ 74 milhões em 577 novas viaturas, armamentos e equipamentos para todos os setores da segurança. Colocamos nas ruas mais de 2 mil e 200 policiais civis e militares. E honramos o pagamento do reajuste salarial das forças da segurança, que tiveram aumento de até 70%", enfatizou o governador José Ivo Sartori.

1ª turma

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou que os novos soldados entraram para a história da instituição. "Estes 182 soldados são os primeiros formados pela instituição Corpo de Bombeiros, desvinculada da Brigada Militar, há nove meses".

Os 182 novos soldados serão distribuídos em 12 regionais. Eles concluíram o curso básico de formação de bombeiro militar (carga horária de 1.854 horas) e passaram por estágio operacional obrigatório.

A instituição formou 86 novos 2º sargentos no curso técnico em Segurança Pública Bombeiro Militar (carga horária de 1.335 horas). Os 27 soldados e 59 3º sargentos foram promovidos no dia 25 de maio.

Com a separação da BM, os bombeiros passaram a ter mais autonomia e melhor gestão dos recursos humanos, possibilitando mais parcerias com os municípios. O efetivo atual é de mais de 2,5 mil integrantes.

Comentários

VEJA TAMBÉM...