Geral

Cursos de licenciatura da Univates estão entre os melhores do País

Com tradição em ensinar, Univates oferece forma de pagamento especial aos alunos

Créditos: Ana Amélia Ritt/Univates
- Elise Bozzetto/Univates/divulgação

Lajeado - Comemorado no início desta semana, o Dia do Professor foi criado não só como uma forma de agradecimento e reconhecimento à profissão, mas como um olhar à realidade profissional. Com praticamente 50 anos de história, a Univates tem o objetivo de melhorar a formação regional e ganha destaque com os cursos de licenciatura. Divulgadas na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as notas obtidas pelos alunos dos cursos dessa modalidade no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 diferenciam-se da média nacional.

Com conceito máximo na nota do Enade, o curso de Educação Física - Licenciatura da Univates é o segundo melhor do Rio Grande do Sul. Já o curso de Letras, também com nota 5, está entre os cinco melhores do Estado. "A nota confirma a trajetória do curso sempre pautada pela qualidade dos professores e pelo cuidado em relação aos percursos de aprendizagem dos alunos. Esse excelente desempenho também reitera o fato de que os princípios norteadores do curso - ler, escrever e resolver problemas - implicam a formação de sujeitos autônomos, críticos, leitores atentos e futuros professores com uma visão mais ampla de mundo, pautada no reconhecimento das diferentes produções culturais, sejam elas locais ou internacionais", afirma a coordenadora de Letras, Kári Forneck.

O coordenador do curso de Educação Física - Licenciatura, Derli Juliano Neuenfeldt, enfatiza a qualidade do corpo docente e dos laboratórios de ensino. "Isso é reflexo de um Projeto Pedagógico que não busca apenas atender às diretrizes de formação de professores do Ministério da Educação (MEC), mas fazer o melhor possível, pois acreditamos que uma excelente formação de professores é essencial para qualificar o ensino na Educação Básica. O Enade é uma avaliação externa que diz para a sociedade brasileira que o professor de Educação Física que se forma na Univates é diferenciado, é um professor que compreende a importância do seu papel na sociedade e que está qualificado para exercer a docência com competência", salienta.

A atuação em escolas regionais é um dos diferenciais da Instituição, promovendo atividades de cunho científico e pedagógico, como cursos, seminários e ações de extensão. Além disso, os cursos de licenciatura participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica, que são direcionados a estudantes de licenciatura e buscam conectar a formação de docentes e a Educação Básica.

Bolsa Licenciatura

Ao observar o cenário regional, que acompanha a tendência nacional, é possível identificar uma queda na procura por cursos de licenciatura. Preocupada com essa situação, a Univates propôs a Bolsa Licenciatura. Implantada em 2017, a iniciativa é um incentivo a mais para quem quer ser professor. Trata-se de um programa de pagamento diferenciado que pode gerar economia de até 50% no valor total do curso, dependendo da quantidade de disciplinas cursadas pelo estudante por semestre.

 

EAD: formação para todos

Em 2018 uma das grandes iniciativas da Univates para fomentar a formação de professores foi oferecer opções de cursos a distância. Mais acessíveis financeiramente e flexíveis com relação ao tempo e espaço, os cursos EAD têm ganhado força nos últimos anos. "Pessoas que moram em locais com pouca mobilidade, que viajam a trabalho ou possuem atividades em horários alternativos encontram na modalidade a distância a possibilidade de acesso ao ensino superior", comenta o diretor de Educação a Distância, professor Carlos Cyrne.

São 15 cidades, além de Lajeado, que oferecem as cinco opções de licenciatura: Ciências Biológicas, Educação Física, História, Pedagogia e Letras. Conforme Cyrne, os cursos foram cuidadosamente construídos. "Existe uma preocupação muito grande em manter a qualidade de tudo o que a Univates faz. Nossos materiais têm sido validados com muita atenção para não apenas formar profissionais competentes, mas também pessoas comprometidas com seu entorno", comenta.

Comentários

VEJA TAMBÉM...