Geral

De cara nova

Lar do Jovem é reinaugurado graças à apoio da comunidade

Créditos: Julian Kober
Dezenas de pessoas participaram da cerimônia de reinauguração do Lar do Jovem - Julian Kober

ESTRELA | A Comunidade Evangélica celebrou a reinauguração do Lar do Jovem com muita dança, chope e alegria na tarde de sábado. Participaram do ato o prefeito Carlos Rafael Mallmann; pastor da secretaria geral da IECLB, Marcos Bechert, representando a presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); pastor Sinodal do Vale Taquari, Gilciney Tetzner; pastor da paróquia de Estrela, Milton Schmidt; presidente da comunidade Terezinha Horst, e o coordenador do grupo de danças, Andréas Hamester.

Após os pronunciamentos das autoridades, o espaço foi aberto para os visitantes, que ficaram deslumbrados com as reformas. Seguiram à nova sala de ensaios, onde apresentaram-se grupos de dança locais.

Desde que foi inaugurado em 1974, o prédio ficou por décadas sem receber grandes reformas. Com a aparição de problemas na infraestrutura, a comunidade criou, em junho do ano passado, uma comissão para a revitalização do Lar do Jovem.

Uma das primeiras mudanças foi no telhado do salão de ensaios. Além de ser refeito com uma estrutura metálica, foi removido o forro, dando um ar de grandeza ao espaço. A restauração também contemplou o piso de parquet e o jardim, que estava abandonado há décadas. Também foi criada uma sala de traje, onde ficarão mais de quatro mil roupas germânicas, e dois banheiros. Para completar a reforma, foram feitas manutenções nas salas de culto infantil e reunião e a realocação da cozinha, que agora fica ao lado da sala de ensaios.

As autoridades destacaram a mobilização da comunidade para realizar as obras. "As transformações só acontecem quando a sociedade se une. Aqui é um belo exemplo disso", afirmou o prefeito.

Para Terezinha, toda a comunidade sentiu-se feliz por finalmente ver a obra completa. "Queremos que todos visitem e testemunhem o resultado de muitas mãos trabalhando, servindo nossa comunidade de forma voluntária e contando com a generosidade dos nossos doadores. Esperamos continuar construindo pontes de amor, paz e justiça."

 

Investimento do exterior

Para levantar os investimentos para obra, estimada em R$ 150 mil, a comunidade não mediu esforços. Parte dos recursos vieram de doações, almoços promovidos pelo grupo e Festival do Chucrute. "Passamos os primeiros oito meses só arrecadando recursos. Não foi fácil", desabafa o coordenador do grupo de danças, Andréas Hamester. Também receberam ajuda de uma cidade alemã, que garantiu mais de R$ 50 mil para a instalação das placas fotovoltaicas.

 

Energia renovável

Graças à ajuda da comunidade evangélica do município de Naila, na Alemanha, o Lar do Jovem agora conta com um sistema de energia fotovoltaica. Com ele, será possível reduzir os gastos com luz em toda a infraestrutura. O pastor da secretaria geral da IECLB, Marcos Bechert, ressaltou que em menos de sete anos o investimento vai estar totalmente pago. Para o pastor Miltom Schmidt, além de reduzir custos, é um exemplo eficiente de preservação ao meio ambiente. "Muito mais do reinaugurarmos, queremos dedicar a obra ao trabalho da comunidade a edificação do reino de deus. Que neste ambiente, as pessoas possam experimentar a vida, buscar esperança e colocar seus dons a serviço do reino de Deus."

 

Grupos de dança celebraram reforma do salão com muita música e alegria (Julian Kober)

Comments

SEE ALSO ...