Geral

Desafios na arte de informar

Jornal alia boa apuração e respeito aos leitores ao dinamismo das novas plataformas

Créditos: Fernanda Mallmann, Gigliola Casagrande
Ivone Villa, diretora - Lidiane Mallmann

Lajeado - Muitos são os desafios do jornalismo na atualidade. O uso de redes sociais pela esmagadora maioria das pessoas, a efemeridade e a grande quantidade de notícias que são veiculadas nos mais diversos meios diariamente desafiam a equipe a fazer um jornalismo que não envelheça nas 24 horas entre a circulação de uma edição e outra do jornal impresso.

A editora-chefe de O Informativo do Vale, Luciane Eschberger Ferreira, ressalta que, neste contexto, para o jornal, a essência se mantém através dos tempos: uma boa apuração de dados e fatos, a imparcialidade, o respeito pelas fontes e pelos leitores. Ainda se somam a esta fórmula, uma boa dose de atualidade e um olhar amplo, voltado para os fatos relevantes que podem estar ocorrendo no bairro, na cidade, região, estado, país e mundo.

Alinhados ao impresso, estão o site e redes sociais. "Ao mesmo tempo que temos o dinamismo proporcionado pela internet, temos o documento que não perece. É nele que está gravada a história da região, nas áreas da política, polícia, esporte, cultura, saúde, educação, inovação. Em muitos dos nossos cadernos jornalísticos temos conteúdos que servem de pesquisa."

O Informativo do Vale também se destaca pelas bandeiras que ergue, pela voz que dá às lideranças, pela inserção nas comunidades, por meio de projetos e ações que incentivam o desenvolvimento econômico, tecnológico e estrutural. "Nesta jornada, alia-se a entidades organizadas, oficiais e comunitárias. Dá voz para que o Vale seja ouvido por outras instâncias. Estrategicamente, a redação dá este suporte, com reportagens e conteúdos especiais, abordando temas relevantes", salienta Luciane.

Ao completar 49 anos hoje, O Informativo do Vale coleciona gerações e gerações de profissionais e leitores. "A atualização precisa estar presente em todas as frentes. Os conceitos sociais mudam e os desafios se renovam", pontua Luciane. O papel e tinta podem ser iguais aos utilizados há mais de quatro décadas, mas o conteúdo se moderniza, se reinventa. "A equipe de jornalistas pensa fora da caixa, se atualiza, antevê o futuro para entregar todos os dias um novo jornal na casa dos seus leitores."

Visão de futuro

Ivone Villa conhece, como poucos, o jornal O Informativo do Vale. Trabalhou nele desde a primeira década e, ao lado de Oswaldo Carlos, hoje dirige a empresa que é patrimônio de Lajeado e região. Para ela, os 49 anos do jornal são motivo de orgulho, que ela divide com os funcionários e leitores. "O maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores. A eles, meu agradecimento pela dedicação", diz a diretora, lembrando ainda os que fizeram parte desta trajetória.

Ser a voz da comunidade e publicar O Informativo do Vale é um constante desafio. "Olhamos para frente com profissionalismo, determinação e sempre com muito entusiasmo", salienta a diretora. Empenho e vontade não faltam aos que continuam a escrever a história do jornal. Inspirada por Ivone, a equipe começa agora a contagem regressiva para 2020, com votos de vida longa ao quase cinquentenário.

 

Luciane Eschberger Ferreira, editora-chefe

Comments

SEE ALSO ...