Geral

Desfile temático na 3ª Transcitrus reverencia origem de Poço das Antas

Apresentações de escolas representaram os antepassados que desenvolveram a cidade até os dias atuais

Créditos: Cristiano Duarte
TRADIÇÃO: teatro feito por escolas do município mostraram história de Poço das Antes desde a chegada dos primeiros imigrantes - Cristiano Duarte

Poço das Antas - Alunos de todas as escolas do município participaram do desfile temático da 3ª Transcitrus Fest neste sábado. Com o lema "Integrando dois vales: histórias e conquistas", os estudantes mostraram ao público como a cidade foi desenvolvida pelos antepassados até os dias atuais.

Esgueirados de baixo de um enorme pano verde, no parque de eventos, os alunos retrataram a mata nativa que Poço das Antes tinha quando os primeiros habitantes chegaram no município. Depois de desbravar a natureza com foices e facões, eles encontraram um poço e uma abundante lagoa onde passaram a alimentar-se de antas. "Depois de enfrentar onças da mata nativa, os caçadores atraíam as antas para o poço para que elas não fugissem e assim fosse mais fácil de abatê-las", conta o professor Alexandre Maurício (39).

Nos primeiros passos do desenvolvimento, em seguida veio a cultura de milho, a criação de suínos e a produção de iguarias como a cuca, o melado e a cachaça. Com o passar dos anos, as escolas, residências e igreja foram erguidas pelos moradores. No moinho, os moradores encontravam-se para finalizar o trabalho de produção e compartilhar a vida em sociedade.

Em 2012, o frigorífico da Languiru instalou-se na cidade elevando ainda mais o desenvolvido de Poço das Antas. "Nosso município tem predominância da cultura alemã. Hoje contamos para a população a história de nossa cidade, para que todos conheçam suas origens", afirma a diretora Valdete Schneider (44).

A encenação foi aplaudida pelo público que prestigiava o teatro sob a chuva de sábado. Enquanto aplaudia sua afilhada, a estudante Bruna Schneider, a industriária Andreia Schneider (34) reforçou a necessidade de que os mais novos revivam suas tradições. "É importante que resgatemos nossas culturas e valores para a sociedade. Hoje pudemos, todos, fazer isso juntos com nossos filhos, familiares e amigos", conta.

 

Feira

A Transcitrus Fest celebra os 31 anos de emancipação político-administrativa de Poço das Antas. O evento, encerrado nesse domingo, contou com diversas atrações artísticas e culturais, além de feira comercial, industrial e agropecuária. Mais de 20 mil pessoas prestigiaram o local. Montado em frente à prefeitura e na Praça Municipal.

Outros destaques da programação ficaram por conta da dupla sertaneja Munhoz e Mariano, o cantor Thomas Machado (Vencedor do The Voice Kids 2017), Luz de Candieiro e Tchê Chaleira. Atrações como o Baile da Melhor idade com a Orquestra La Montanara também atraíram público para o evento.

 

Depois de sete anos

As edições anteriores da Transcitrus ocorreram em 2010 e 2012. Depois de sete anos, a festividade voltou ao calendário municipal. De acordo com o prefeito Ricardo Luiz Flach, que era o chefe do Executivo quando o evento foi criado, a Transcitrus Fest celebra o desenvolvimento da rodovia que une nove municípios e conecta os vales do Taquari e Caí.

"O evento busca angariar recursos para que consigamos finalizar a pavimentação da rodovia. Com isso, haverá maior fluxo entre as regiões e facilitará o pleno desenvolvimento de produção destes municípios, fazendo com que o turismo e a cultura destas localidades sejam ainda mais valorizados", explica o prefeito.

 

 

Comments

SEE ALSO ...