Geral

Detonautas mostra valorização da vida em acordes de guitarra

Banda lança música nova estimulando a prevenção ao suicídio

Créditos: Jean Peixoto
Novo trabalho da banda conta com a participação do rapper Pelé MilFlows e tem clipe gravado em Porto Alegre - divulgação

LAJEADO | De passagem pelo estado, os cariocas da banda Detonautas Roque Clube visitaram o jornal O Informativo do Vale na manhã de ontem para apresentar sua nova música de trabalho: Ilumina o Mundo. O single conta com a participação do rapper Pelé MilFlows (1Kilo) e já está disponível em todas as plataformas digitais. O videoclipe, publicado em 10 de maio, foi gravado em diferentes ambientações entre Porto Alegre e Rio de Janeiro e já tem cerca de 200 mil visualizações no Youtube. Com forte apelo social, a faixa chama a atenção do público para a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. Os músicos receberam apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV) para abordarem adequadamente o tema na canção e no clipe. Confira na íntegra a entrevista exclusiva concedida para O Informativo do Vale pelo vocalista Tico Santa Cruz e pelo guitarrista Renato Rocha.

O Informativo do Vale - A nova música de vocês, Ilumina o Mundo, aborda um tema muito delicado e, ao mesmo tempo, urgente, que é o suicídio. O que motivou a escolha por esse assunto?
Tico Santa Cruz - Quando estávamos gravando essa música, eu recebi o telefonema de uma pessoa que ligava de um número desconhecido. Não era um amigo próximo, mas era um conhecido que estava se despedindo. Ele ligou para informar que iria acabar com a própria vida e que me considerava uma pessoa importante, por isso, queria se despedir. Eu interrompi a gravação e fiquei umas duas horas e meia ouvindo o que ele tinha para me dizer. Nesse tempo, eu indiquei a ele que ligasse para a minha terapeuta, que tinha mais condições de lidar com esse tipo de situação. Ele tinha ingerido um pouco de bebida alcoólica e o risco de que ele se suicidasse era iminente. Durante o brainstorm para a produção desse som, lembramos do ocorrido. No dia seguinte, o Centro de Valorização da Vida (CVV) promoveu uma campanha com vários artistas divulgando o número. Eu liguei uma coisa a outra e entendi que esse era um sinal para trazermos essa pauta ao debate. Queremos fazer com que esse número 188 seja cada vez mais conhecido, uma vez que o CVV já desempenha um trabalho respeitado há mais de 50 anos com esse tipo de atendimento. Foram três milhões de ligações no ano passado. Nos aprofundando nos números relacionados ao suicídio e às doenças relacionadas a questões emocionais, chegamos a números assustadores. Dados como o Brasil como oitavo colocado no ranking mundial de suicídios. Um suicídio a cada 46 minutos. Uma epidemia mais grave ainda entre jovens negros, que representam 76% dentro desses números avassaladores. Acho que é mais do que urgente tocar nessa pauta porque a sociedade precisa, mais do que nunca, quebrar esse tabu que as pessoas têm para procurar ajuda para a saúde mental e emocional. Há uma distopia em relação a isso. Um preconceito de que, se você procurar um profissional de saúde mental, você será mal visto. Nossa missão é trazer essa discussão para que as pessoas possam conversar não sobre o que aconteceu depois do suicídio consumado, mas sobre a prevenção, para que se identifique isso antes que aconteça uma tragédia. E para que as famílias fiquem atentas com os seus filhos, adolescentes, pessoas próximas em geral, e que se tornem ouvintes.

O Informativo do Vale - O clipe de "Ilumina o Mundo" tem várias cenas gravadas em Porto Alegre. Como foi o processo de escolha da locação, de quem partiu a ideia de gravar aqui no Sul?
Tico Santa Cruz - A equipe que trabalhou com a gente era do Rio Grande do Sul, o pessoal da Rama Filmes, que agora está na Sigla Filmes, um coletivo que trabalha com música e com audiovisual. Demos total liberdade para que eles criassem dentro de um roteiro que foi feito por mim e por dois integrantes da Asigla, o Tom Silveira e o Vinícius Gonçalves, que dirigiram. Os atores e locações são de Porto Alegre. Ficamos muito felizes com o resultado. A fotografia é belíssima. Todos os profissionais que trabalharam são da área do audiovisual, mas tivemos muito apoio do CVV para nos orientar de que forma abordar esse assunto sem criar nenhum tipo de gatilho ou glamourização do suicídio.

Informativo do Vale - Qual a expectativa de vocês para o Rock In Rio 2019 já que o lugarzinho de vocês está garantido mais uma vez no Palco Sunset?
Renato Rocha - Essa vai ser a nossa terceira participação no Rock In Rio. Participamos em 2011 no Palco Mundo, com Guns n' Roses, Evanescence, System of a Down. Em 2013 também tivemos a honra de participar no Sunset fazendo um tributo a Raul Seixas, junto de várias pessoas envolvidas com a história do Raul, como Arnaldo Brandão, Rick Ferreira, seu fiel escudeiro, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Hélio Passos do fã clube oficial. Ele, inclusive, tirou do museu, pela primeira vez, a capa do Raul para o Tico poder usar. Para essa edição, convidaremos a banda paulista Pavilhão 9, mas ainda precisamos montar o que vamos fazer nesse show.

Informativo do Vale - E como aconteceu essa parceria com o Pelé MilFlows para a nova música de trabalho?
Renato Rocha - O Pelé é um rapper dessa nova safra de São Paulo, dessa nova geração. Ele chegou através do pessoal da Sigla, do Vitor. Pensando em quem poderia compor conosco, ele sugeriu o Pelé. Ficamos super felizes com a indicação. O Pelé é um rapper muito talentoso, está lançando muitas músicas, tem números bastante expressivos. Para nós foi muito interessante conhecer o trabalho dele. Já sabia exatamente o que queria. O arranjo ficou lindo. Aquela camada de vozes que ele coloca trouxe um charme a mais para a faixa. Temos uma ligação com o a galera do rap. Já trabalhamos com Gabriel O pensador, DMN, Detentos do Rap, Cone Crew.

Informativo do Vale - Vocês já têm alguma apresentação com ele agendada aqui para o Rio Grande do Sul?
Tico Santa Cruz - Vamos tocar no Bar Opinião, em Porto Alegre, no dia 25 de outubro e de repente o Pelé vem com a gente, porque ele segue com a agenda de shows dele também.

Comments

SEE ALSO ...