Geral

Dia do Vinho Brasileiro começa na sexta-feira

Programação nacional ocorre até 2 de junho

Créditos: Caroline Silva*
VISITA: Cassiano, Roberta, Luciane, Larissa e Claudio Bochesse - Caroline Silva

Lajeado - A 10ª edição do Dia do Vinho Brasileiro começa na sexta-feira e se estende até 2 de junho, em seis estados. Neste ano, a programação ganhou status nacional, envolvendo o Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.

São aproximadamente 700 atrações em mais de 40 cidades de 11 regiões, com empreendimentos que vão de vinícolas a hotéis e pousadas, além de restaurantes e bares, que estarão mobilizados para receber os visitantes.

Na última quarta-feira, os assessores de imprensa da festa, Cassiano Farina e Larissa Verdi, a responsável pela Secretaria de Turismo de Flores da Cunha, Roberta Reis, e o assessor de imprensa de Antônio Prado, Claudio Bochesse, estiveram em O Informativo do Vale, para convidar a comunidade regional a participar do evento, que envolve 18 cidades gaúchas. A comitiva foi recebida pela editora-chefe Luciane Eschberger Ferreira.

A programação completa pode ser conferida no site do evento www.diadovinho.com.br.


Cidades gaúchas participantes
Santa Maria - O chamado coração do Rio Grande prepara uma série de atividades, como workshop degustação de espumantes até rústica pelas montanhas do Parque do Elefante, no The Wine Glass, no dia 26 de maio, no Hotel Fazenda Pampa.
Bento Gonçalves - A Vinícola Pizzato estará com 25% de desconto em todo o portfólio durante a programação. Ainda em Bento Gonçalves, a Via del Vino será palco do resgate do vinho encanado, símbolo icônico da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho).
Monte Belo do Sul - Durante os dias de evento, o município irá promover o 10º Polentaço.
Flores da Cunha - Um dos destaques dos eventos especiais é o Festival de Vinhos e Gastronomia, no dia 2 de junho, com a comercialização de vinhos, sucos, espumantes, água, menarosto, comida de rua e shows.
Garibaldi - Entre os destaques está o Sabor e Contemplação da Capital do Espumante. No dia 31 de maio, os turistas poderão aliar a experiência Taça e Trufa na Cooperativa Vinícola Garibaldi, com passeio de Tim Tim pelo Centro Histórico e jantar harmonizado na Hostaria Casacurta. O tradicional Festival Colonial Italiano também integra a programação do Dia do Vinho Brasileiro, no dia 25 de maio.
Veranópolis - Ocorre a 3ª edição do Veracult (Quermesse na Praça VX) evento gratuito no Centro da cidade, no dia 26 de maio.
Vila Flores - O município promove o evento Perfeita Alegria, no dia 2 de junho, na Pousada dos Capuchinhos, com degustação de vinhos elaborados pelos freis.
Guaporé - O destaque fica por conta do 4º Serra Expowine, com exposição, degustação e varejo de vinhos locais e regionais, no dia 1 de junho.

Nas cidades de Antônio Prado, Bagé, Dom Pedrito, Farroupilha, Itaqui, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Rolante, Silveira Martins e Santana do Livramento também haverá programação.


Saiba mais

O evento Dia do Vinho ocorre desde 2010. A celebração é uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e entidades parceiras. A lei que institui o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.

 

* Estagiária com supervisão da editora Luciane Eschberger Ferreira.

Comments

SEE ALSO ...