Geral

Dom Aloísio toma posse neste domingo

Bispo diocesano receberá o "cajado" de dom Hélio Adelar Rubert, arcebispo de Santa Maria

Créditos: Rodrigo Nascimento
- Diocese de Uruguaiana/divulgação

Santa Cruz do Sul - A partir das 16h deste domingo (28), o comando da Diocese estará com dom Aloísio Alberto Dilli, novo pastor do rebanho dos vales do Taquari e Rio Pardo.

A cerimônia de transição será presidida pelo arcebispo de Santa Maria, onde fica a sede da Província Eclesiástica do Centro do Estado. 

Em meio à arrumação de seus pertences, dom Aloísio conta que já percebe o carinho de seu novo rebanho. "Há uma demonstração muito bonita de fé e acolhida para a minha chegada. Isso nos dá ânimo e força para cumprir a missão com muito carinho."

O novo bispo, que presidiu a Diocese de Uruguaiana durante nove anos, assume agora perto de casa.

Natural de Poço das Antas e com passagens pelas comunidades de Arroio do Meio, Imigrante e Taquari, o novo bispo ainda não tem a agenda de seus compromissos, mas promete que, assim que possível, visitará a região de sua terra natal e conhecerá mais de perto os fieis do Vale.


Assembleia
Dom Aloísio assume a diocese em um momento importante. No próximo mês de novembro ocorre a Assembleia Geral, onde são traçados os rumos e as metas para os próximos quatro anos. "Primeiro é preciso conhecer o povo, ouvir e dar atenção. Esta é uma programação que já estava no calendário. Cabe a nós agora concluí-la da melhor forma."

Com vocação para o sacerdócio, dom Aloísio sempre atuou junto à formação de novos padres e lideranças católicas. Na diocese, pretende retomar esta caminhada, alternando a "posição" de pastor junto dos fiéis.

"O pastor é aquele que anda na frente para mostrar o caminho. É quem anda junto para aconselhar e é quem anda atrás para não deixar ninguém se perder. Assim será a nossa caminhada daqui para frente."

A posse de dom Aloísio ocorre às 16h, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Na igreja cabem seis mil pessoas, e a expectativa é de "casa" cheia para o novo bispo. Quem presidirá a cerimônia é o arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert.

Comments

SEE ALSO ...