Geral

Educação Infantil ganhará novas vagas para diminuir fila de espera

A previsão é da Secretaria de Educação e deve ocorrer após contratação de monitores


- Lidiane Mallmann

LAJEADO | A Educação Infantil no município atende hoje, conforme dados do mês de junho disponibilizados pela Administração Municipal, 3.883 crianças. Destas, 2.344 de zero a três anos e 1.539 de quatro a cinco anos.
Segundo a lista de espera, divulgada no site da prefeitura, há 533 crianças inscritas, sendo que 381 aguardam por uma vaga no berçário. Somente em junho foram realizadas 80 inscrições, elevando o número, que estava em 453.

De acordo com a Administração, a Secretaria da Educação prevê a abertura de três novas turmas, totalizando 60 novas vagas na Emei Cantinho Mágico, e uma na Emei Sabor da Infância, para atender, inicialmente, mais oito crianças.

As turmas não ainda não foram efetivadas, em decorrência da dificuldade de contratação de monitores, uma vez que todos os aprovados no último concurso já foram chamados. Portanto, neste momento, a demanda está sendo suprida por meio de contratos emergenciais.

Emei Santo Antônio

Em março, reportagem de O Informativo do Vale noticiava que iniciariam as obras de construção da Emei Santo Antônio. O andamento da obra alcançou 40% e a previsão para o início dos trabalhos é em 2020.
A Emei vai atender crianças de zero a cinco anos. Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, haverá vaga para 200 a 250 alunos. Este número pode variar em decorrência da quantidade de turnos que as crianças ficarão na instituição de ensino, uma vez que 188 vagas estarão disponíveis para o turno integral.

Números

Área total do terreno: 3.824,6 m²
Área construída: 1.530,62 m²
Dez salas de aula.
Duas salas de multiuso.

Emei Doce Infância

Em abril, O Informativo do Vale divulgou que a Emei Doce Infância aguardava a equipe ficar completa para receber os alunos no turno integral. Passados três meses, o quadro de Recursos Humanos está completo e a Emei está atendendo 240 crianças.

Berçário segue como maior procura

Conforme informações publicada no site da Administração Municipal, a lista de espera está dividida em quatro categorias. São elas:
Turma C (três anos a três anos e 11 meses): 36 crianças à espera
Turma B (dois anos a dois anos e 11 meses): 36 crianças
Turma A (um ano a um ano e 11 meses): 80 crianças
Berçário (até um ano): 381 crianças
De acordo com a prefeitura, a lista é atualizada a cada mês e pode ser acessada em www.lajeado.rs.gov.br nas abas: "Governo", em seguida "Secretarias Municipais", "Educação", "Educação Infantil" e, por fim, "Lista de Espera das Emeis".

Comments

SEE ALSO ...