Geral

Em novembro, números de celulares terão mais um "nove"

Medida será implantada nos três estados do Sul do Brasil. Saiba o que você precisa fazer

Créditos: Rodrigo Nascimento
- Lidiane Mallman
Vale do Taquari - A partir do dia 6 de novembro, todos as linhas de telefonia celular do país terão nove números. A medida que começou pelo estado de São Paulo alcança agora o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e deverá trazer mais qualidade ao sinal dos telefones celulares. 

De acordo com o professor de engenharia da computação da Univates, Alexandre Wolf, o nono dígito será incluído para oferecer mais linhas telefônicas. "O nono digito, que por acaso é o número 9, será inserido na frente do número do telefone celular que o usuário já possui ou estiver ligando. Este dígito a mais, expandirá a quantidade de linhas que poderão ser distribuídas, atendendo a crescente demanda da sociedade."


Na mão do professor um elo entre o passado e o futuro no uso de celulares. O antigo "Motorola", símbolo de status na década de 1990 e os modernos telefones multifuncionais. O primeiro só telefonava e algumas horas por dia: custava caro e quase não pegava. O segundo faz quase tudo, inclusive realiza ligações telefônicas. "É a evolução tecnológica", avalia Wolf.


O professor explica que as ligações com 8 dígitos ainda funcionarão por um período, no entanto, com avisos informando que o usuário deverá incluir o nono dígito. "O ideal é mudar, depois do dia 6 de novembro, todos os números de contato do seu celular, acrescentado o dígito 9." 


Conforme o professor, existem aplicativos para fazer a mudança dos números de forma eletrônica. "Mas isso é uma opção de cada um. Eu vou mudar manualmente. Para os usuários que possuem grande quantidade de contatos, isso pode ser muito trabalhoso, neste caso recomendo usar um aplicativo." As operadoras de telefonia móvel como a Oi, Tim e Vivo, disponibilizam os apps para aparelhos que utilizam o sistema Android e o iOs. O download do aplicativo é grátis.


A mudança de número é válida somente para telefones celulares. Linhas de telefonia fixa e telefones que têm em sua base o uso da transmissão via rádio não serão alterados. 


assista a explicação do professor Alexandre, clique na imagem abaixo





Configurações

Conforme o professor Wolf, alguns aplicativos que utilizam o número de celular como identificador já estão preparados para esta mudança. Porém outros, funcionarão até o momento que for necessário autenticar no serviço, pois não conseguirão contatar o usuário. 


Podem ocorrer problemas com apps de bancos, por exemplo, que funcionam com a autenticação do número de celular.


Como o telefone cadastrado não será mais o mesmo - pois será incluído o novo dígito -, pode ser necessária uma nova configuração para manter o funcionamento.

Comments

SEE ALSO ...