Geral

Encontro de Grupos de Dança Alemã Infantil reúne 300 crianças

Décima terceira edição do evento ocorreu neste domingo no Parque Histórico

Créditos: Julian Kober
TRADIÇÃO: representantes dos 12 grupos de dança folclórica que participaram do 13º encontro - Julian Kober

Lajeado - Ontem o Parque Histórico foi palco do 13º Encontro de Grupos de Dança Alemã Infantil. O evento foi promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Grupo Folclórico Tanzen Macht Freunde do Centro de Cultura Alemã de Lajeado.

Mais de 300 crianças de onze grupos folclóricos de dança participaram: Tanzen Macht Freunde; Noi Vinn, Wasser Muhle; E.M.E.F. Capitão Felipe Dieter, de Lajeado; Freundschaft (Agudo); Freundschftanz (Sinimbu); Sonnenlicht (Imigrante); Origens (Paverama); Frohsinn (Arroio do Meio); Fruhlingstanze; Volkstanzgruppe Von Kappesberg (Salvador do Sul); e E.M.E.F. João Batista de Mello (Forquetinha).

As atividades iniciaram ainda pela manhã, com a apresentação teatral da peça "Viola Viajante" e seguiu com brincadeiras de integração. Durante a tarde, ocorreu as apresentações de danças alemãs.

O encontro existe desde 2006, e tem como objetivo reunir crianças, familiares e a comunidade para um dia de integração entre os grupos infantis de dança alemã do Estado. A coordenadora do grupo Tanzen Macht Freunde, de Lajeado, Vânia Purper Worn, destaca que ele contribui para preservar as origens culturais alemãs. "Num mundo tão dinâmico, a gente tenta conquistar estas crianças para dentro desta atividade saudável. Apesar da concorrência muito grande, as crianças têm prazer em dançar. É uma experiência única."

A jovem Raíssa da Silva Câmara (13), dança há seis anos. "Sempre gostei. Admiro o empenho que se tem para criar uma dança bonita que alegra as pessoas", relata. Para ela, a cultura alemã é muito rica, principalmente pelas danças e trajes típicos. "É tudo muito maravilhoso."

Sua mãe, Maria Cristina, acompanhou o evento para apoiar a filha. "Dou bastante força porque acho muito legal."

 

 

Comments

SEE ALSO ...