Geral

Escritor Thedy Corrêa abre o 17º Festival do Livro

O evento é realizado pelo Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e ocorre até sexta-feira

Créditos: Mônica da Cruz
- Mônica da Cruz

LAJEADO | Na manhã de ontem ocorreu a abertura oficial do 17º Festival do Livro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. Com o tema Corpoesia: arte que transforma, o evento teve participação do Coral Juvenil Cantorias GA e do escritor e vocalista da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa. Estiveram presentes alunos, professores e funcionários da escola.

O escritor e músico Thedy Corrêa falou sobre a sua relação com a literatura e a maneira como ela influencia sua produção musical. Apesar de ser mais conhecido pelo seu trabalho à frente da banda Nenhum de Nós, Thedy já lançou diversos livros e é presença constante em eventos literários.

Conforme a professora de Português, Sueli Koch Sievers, que também é uma das organizadoras do evento, as expectativas são as melhores. Para ela, o Festival já tem história e tradição em Lajeado, mas ao longo dos anos vem expandindo seu alcance, tanto que nos últimos anos escolas de outros municípios frequentaram o evento e participaram de sua programação.

Sueli relata que o festival, principalmente pela sua história no município e na região, mostra que a literatura, nos seus mais diferentes tipos, tem uma necessidade de ser lida e compreendida de diferentes formas. "A literatura tem perdido espaço para outras mídias de modo geral, no entanto o festival mostra que isso não é verdade, não para os alunos do GA e da região."

Os estudantes do Colégio Gustavo Adolfo são instigados a participarem do festival por meio de personagens, leituras e da criação de vídeos e stop motion (técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador). Para a professora, isso faz com que os estudantes percebam que são protagonistas não apenas da própria vida, mas também da literatura lajeadense. Segundo Sueli, os alunos menores participam ativamente do evento, por meio da escrita de livros e da produção de desenhos. As obras produzidas por eles foram editadas e serão lançadas ao longo da programação do 17º Festival.

 

Oportunidade de conhecimento

Aluna do Colégio Gustavo Adolfo, Ana Cristina Capitanio Soccoloski (17) aproveita o Festival para conhecer e adquirir novos livros. Leitora assídua, Ana Cristina destacou a presença de Thedy Corrêa e a importância de profissionais de outras áreas também falarem da literatura em suas vidas. "Tudo é uma mistura. Música e literatura fazem parte da minha vida, da minha rotina. Pra mim, tudo é arte", ressalta.

Entre seus gêneros literários favoritos, a estudante destaca jovem adulto e romance de época. Para Ana Cristina, o Festival do Livro é um evento muito importante para a escola e para o município, uma vez que oportuniza a troca de conhecimento e experiências entre leitores, escritores e profissionais de diversas áreas.

 

Convidado Thedy Corrêa conversou com alunos (MÔNICA DA CRUZ)

 

Comments

SEE ALSO ...