Geral

Estudantes apresentam ações voluntárias no Fórum de Tribos

Crianças e jovens tribeiras, das escolas municipais, estaduais e particulares, estiveram reunidas

Créditos: Livia Oselame
CONFRATERNIZAÇÃO: fórum mirim reuniu mais de cem estudantes no primeiro dia do evento - Livia Oselame

Encantado - Cerca de 200 pessoas, entre crianças, jovens, professores e voluntários da ONG Parceiros Voluntários de Encantado realizaram, na última quarta-feira (8) e quinta-feira (9), o Fórum Municipal das Tribos.

O encontro ocorreu no CTG Giuseppe Garibaldi e contou com a presença dos alunos tribeiros das escolas municipais, estaduais e particular de Encantado, que apresentaram um resumo das ações voluntárias realizadas no município, durante o ano. Na quarta-feira, ocorreu o Fórum Mirim, com a presença dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental; na quinta, foi a vez de os estudantes das séries finais participarem do Fórum Juvenil.

De acordo com a coordenadora da ONG no município, Elisabete Bertella, todas as ações realizadas mostram a força da veia voluntária da cidade. "Vocês são protagonistas de uma nova história de voluntariado", disse aos estudantes.

As colegas tribeiras do 4º ano do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini e integrantes da tribo Quero-Quero Mais, Manuela Daroit (10), Vitória Lourdes Mossolini (10) e Vanessa Luzzi (9) gostaram de todas as ações realizadas pelo grupo, mas destacam a distribuição de mimos de Páscoa e balas, feitas nas ruas da cidade.
"Foi muito bom interagir com a comunidade, transmitir a mensagem da ressurreição", destacam.

Na abertura de ambos os encontros, a secretária municipal de Educação, Neide Graciola; o vice-prefeito, Enoir Cardoso; e a coordenadora da ONG, Elisabete Bertella, acolheram os estudantes manifestando o envolvimento das escolas no programa e sua interação com a comunidade e com as entidades.

O encontro juvenil contou com a participação das tribos de São Sepé.

Programa Tribos
Tribos nas Trilhas da Cidadania é uma ação de mobilização social feita por jovens que querem transformar a realidade. Eles se reúnem, escolhem uma Trilha (Educação para a Paz, Meio Ambiente ou Cultura) e fazem ações voluntárias na comunidade, contribuindo para um Rio Grande do Sul com atitude voluntária.

Em Encantado, cerca de 600 estudantes, entre crianças e jovens, participam do programa nas escolas da cidade.

Comentários

VEJA TAMBÉM...