Geral

Estudantes fazem segunda prova do Enem neste domingo

Questões são de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Créditos: Natalia Nissen
- Natalia Nissen

Vale do Taquari - Mais de 4 mil pessoas concluíram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas cidades da região, no domingo (12). As provas foram realizadas em seis municípios e os candidatos precisaram responder a 90 questões objetivas sobre Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No país, foram mais de 6,7 milhões de inscritos neste ano.

As estudantes do 3º ano do Ensino Médio, Vitória Capoani (17), Isadora Zen Bitencourt (17) e Gabriela Heissler (17), fizeram as provas no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado. As três chegaram cedo e contam que, para ficarem tranquilas, evitaram estudar na véspera do Enem. No ano passado, participaram do exame como treineiras, mas agora o objetivo é garantir uma vaga no Ensino Superior.

Vitória ainda não decidiu a carreira que pretende seguir. Isadora precisa de um bom resultado no Enem para cursar Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Gabriela quer uma vaga no curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). As três não conferiram os gabaritos da primeira etapa, mas ontem ficaram até o final da prova para levar o caderno de questões para casa.

"Não peguei o caderno anterior para não ficar nervosa na última prova. Mas achei a prova mais difícil que no ano passado, principalmente o tema da redação. Na prova de cálculos é preciso se concentrar para não se confundir com tantas contas", diz Gabriela. Já Vitória e Isadora acharam a prova relativa às Ciências Humanas mais fácil nesta edição, apesar dos longos textos que exigem interpretação a atenção.

Provas
No dia 5, os candidatos responderam às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tema da redação neste ano foi "o desafio da formação educacional dos surdos". O Boletim de Desempenho será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 19 de janeiro de 2018, porém os gabaritos da segunda etapa já serão disponibilizados na quinta-feira (16).

Saiba Mais
A correção das provas utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos candidatos. Assim, o item com grande número de acertos entre os participantes será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Conforme o Inep, devido à metodologia, dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

Número de candidatos no Enem no Vale do Taquari em 2017
Lajeado - 1.717 inscritos
Encantado - 894 inscritos
Teutônia - 723 inscritos
Taquari - 687 inscritos
Estrela - 658 inscritos
Arroio do Meio - 261 inscritos
Total: 4.940 inscritos

Comentários

VEJA TAMBÉM...