Geral

Exposição fotográfica Nos Trilhos do Rio Grande circula pelo Estado

Iniciativa que retrata motivos ferroviários percorre cidades gaúchas

Créditos: da redação
Em Bagé, Alício de Assunção abriu exposição que percorrerá diversas cidades do Estado - divulgação

LAJEADO | Colaborador do jornal O Informativo do Vale, o jornalista Alício de Assunção iniciou recentemente o roteiro de sua exposição fotográfica Nos Trilhos do Rio Grande na cidade de Bagé, na Galeria Edmundo Rodrigues no Palacete Pedro Osório, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Trata-se de uma mostra composta por 45 fotografias que retratam estações, viadutos e túneis ferroviários do Rio Grande do Sul. A iniciativa é resultado da viagem a bordo do trem turístico da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e Rumo Logística realizada em dezembro do ano passado por Assunção.

"Foram cerca de 800 quilômetros percorridos por diversas ferrovias gaúchas, onde fotografamos a situação, principalmente das estações, algumas preservadas, outras abandonadas e destruídas. Muitas cidades se desenvolveram a partir das chegadas dos trens e acreditamos que com essa exposição estamos colaborando para a preservação da história do Estado", comenta. Assunção é filho de ferroviário e até os 14 anos de idade residiu em um recinto da antiga Viação Férrea em Santa Bárbara do Sul, sua cidade natal, onde também vendia pasteis para passageiros que circulavam nos trens entre Santa Maria e Marcelino Ramos.

Bageense, o desembargador do Estado, José Carlos Teixeira Giorgis destaca a importância da exposição. "Um resgate atual e inédito de uma história tão bonita e de muita importância para o desenvolvimento do Estado. Bagé sente-se privilegiada por receber essa mostra". A mostra poderá ser conferida durante a Suinofest em Encantado e nas cidades de Santa Bárbara do Sul, Colinas, Cruz Alta, Rio Grande, Cacequi, Porto Alegre e Restinga Seca, entre outras.

 

Comments

SEE ALSO ...