Geral

Expovale 2016 abre inscrições para agroindústrias familiares

Quem quiser expor produtos na feira pode garantir seu espaço a partir do dia 21 de setembro


- Simone Rockenbach/divulgação

Lajeado - A partir do dia 21 de setembro, quarta-feira, as agroindústrias familiares do Vale do Taquari interessadas em participar da Expovale 2016 deverão fazer sua inscrição. 

O procedimento é centralizado nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) dos municípios, sendo o critério fazer parte do Programa Estadual de Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado (SDR).

Serão 50 espaços totalmente gratuitos no Pavilhão 4, e a prioridade é para a região. Apenas serão aceitas agroindústrias familiares de outras partes do Rio Grande do Sul se esses estandes não forem preenchidos até o dia 10 de outubro.

A oportunidade para os pequenos empreendedores rurais é fruto da parceria da Expovale com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag) e a SDR, que subsidiam financeiramente os 50 espaços.

Na terça-feira (14), na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), foram definidos os detalhes do convênio, o qual tem o objetivo de valorizar a produção regional e potencializar suas vendas, bem como corresponder com a expectativa dos visitantes da feira.

A reunião, coordenada pelo presidente da Expovale 2016, Alex Schmitt, teve a presença de representantes da secretaria, Fetag, Emater/Ascar e Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Vale do Taquari.

"Faz parte da política de atuação do governo fomentar a agricultura familiar. E uma das estratégias é através de feiras, sendo que elencamos os eventos regionais mais importantes e nos envolvemos para que a participação das agroindústrias seja facilitada", destaca o diretor da área na SDR, Dionatan Tavares da Silva.

Jocimar Rabaioli, assessor de política agrícola e de agroindústrias da Fetag, ressalta o envolvimento da entidade na captação de recursos financeiros para o espaço destinado aos associados. Ele considera a Expovale uma oportunidade única para que os produtores da região compartilhem serviços, tecnologias e informações, e tenham contato direto com o consumidor final.

A Emater/Ascar Vale do Taquari e Caí aposta numa grande procura. De acordo com o supervisor, Álvaro Mallmann, há 120 agroindústrias formalizadas na região, além de outras 96 em fase de legalização. "Acreditamos que muitas terão interesse, tendo em vista a excelente oportunidade de venda de seus produtos". A organização do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta pelo trabalho em parceria da Fetag, SDR, Emater/Ascar e Acil.

A 20ª Expovale ocorre de 11 a 20 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Comments

SEE ALSO ...