Geral

Fazenda Vilanova cria Centro de Atendimento Especializado

Objetivo do espaço é oferecer apoio na área da saúde

Créditos: Assessoria de Imprensa de Fazenda Vilanova
SECRETÁRIA: segundo Clair Carvalho da Costa, o objetivo é oferecer um maior acolhimento aos alunos com deficiências leves - Roberto de Castro/Prefeitura de Fazenda Vilanova/divulgação

Fazenda Vilanova - A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, está implantando o Centro Municipal de Atendimento Especializado (C- MAE), para acompanhamento de crianças com deficiências leves. Os atendimentos serão realizados por uma equipe multidisciplinar, em salas especiais que estão sendo implantadas na Escola Municipal Edgar da Rosa Cardoso.

Segundo a Secretária Municipal da Educação, Clair Carvalho da Costa, o objetivo é oferecer atendimento, acolhimento e apoio especializados na área da saúde, educação e inclusão social para crianças do município, com idade de 0 a 18 anos. A secretaria explica que o município prevê para o próximo ano um aumento de 70% no número de crianças atendidas pela APAE de Teutônia. Atualmente são 12 vilanovenses que recebem o serviço da entidade todos os dias. O objetivo é facilitar o acesso ao atendimento, através do C- MAE, que vai disponibilizar uma equipe de psicólogos, fonoaudiólogos, estimulador físico, nutricionista, psicopedagoga e assistente social.

Conforme os relatórios de gastos feitos pela Secretaria da Educação, cada aluno tem um custo de R$ 660 mensais, além do sistema de logística para o atendimento, sendo que são feitas quatro viagens por dia, além dos riscos de acidentes. A secretária garante que o município vai manter a parceria com a APAE, e só os casos de deficiências leves serão atendidos no município. Além disso, o custo benefício, projetando o aumento de atendidos no próximo ano será viável ao município uma vez que o novo sistema vai possibilitar também um acompanhamento familiar. O atendimento do C- MAE inicia no próximo mês.

Comments

SEE ALSO ...