Geral

Festa de Abertura da Colheita da Uva vende uma tonelada e meia

Clima permite que o município seja um dos primeiros no Estado a colher a fruta

Créditos: Da redação
Comunidade adquire uva de qualidade a preço acessível - divulgação

Muçum - A 10ª Festa de Abertura da Colheita da Uva possibilitou que 22 viticultores do município vendessem, a um preço acessível, uma tonelada e meia da fruta no domingo, na Praça Matriz. Os números são da Emater/RS - Ascar, entidade colaboradora do evento. O município é um dos primeiros do Estado a colher e comercializar uva, devido ao microclima favorável. Fator este que possibilita que produtores obtenham valorização do produto. A produção, que se distribui pelas linhas Alegre, 13 de maio, Brás Charleo, Barra das Contas, 28 de Setembro, 20 de Setembro e Dom Felipe de Nadal, soma mais de 34 hectares.

Em mais de 15, são cultivadas as uvas de mesa, destacando as variedades niágara branca, niágara rosada, vênus, isabel precoce e concord clone 30. O restante é destinado à produção de vinhos e sucos. Ao final da safra, o técnico da Emater, Jairo Belini, projeta a colheita de cerca de 400 toneladas. "Nossas videiras estão em uma região mais quente, próximo ao Rio Taquari e a 80 metros acima do nível do mar. Estes são fatores que favorecem a entressafra", explica.
Houve ainda a venda de produtos coloniais, com a Feira de Agroindústrias. O evento é uma realização da Administração Municipal, por meio das pastas de Agricultura e de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, com apoio do Sicredi.

Comentários

VEJA TAMBÉM...