Geral

Festival do Chucrute mantém vivo as tradições do folclore alemão

Evento integra festividades de aniversário de 143 anos de emancipação do município

Créditos: Julian Kober
PROSIT: visitantes prestigiam cultura germânica com muita música e dança - Julian Kober

Estrela - Em traje típico, com direito a suspensório, chapéu e um bigode volumoso, Eric Fuchs (59) desfruta a música que ecoa no Festival do Chucrute. Morador de Lajeado, participa da festa desde que ela foi criada em 1965. Para Fuchs, filho de imigrantes austríacos, é uma verdadeira imersão às tradições da terra de seus familiares. "É uma festa maravilhosa, fiel aos costumes e tradições alemãs. Estrela está de parabéns."

O gerente de vendas aproveitou a presença da família para mostrar aos netos Pietro (2) e Amanda (5) a cultura germânica. "Temos que manter viva esta tradição."

Com muita música, danças, comidas e decoração alemã, a 54º edição do Festival do Chucrute se torna uma imersão à Alemanha. Mais de 1,8 mil pessoas participaram do primeiro baile, realizado na noite de sábado no Centro Comunitário Cristo Rei. As apresentações culturais ficaram por conta do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos e a Banda K'necus.

Além de muito chope, os festeiros (a maioria vestindo trajes germânicos) puderam provar o melhor da gastronomia alemã, desde o chucrute, salsicha bock (Bockwurst), joelho de porco (Eisbein) e o Molho de Língua.

O evento, realizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Estrela, faz parte das festividades de aniversário do município. "É a Alemanha dentro de Estrela", afirma a presidente da organização, Terezinha de Jesus Machado Horst. "O Festival do Chucrute é o povo em festa. São 54 anos de festa sem parar."

A titular da Secretaria Estadual da Cultura, Beatriz Araújo, e da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gasta, vieram prestigiar o evento. Beatriz deixou de acompanhar a 4ª Noite dos Museus, em Porto Alegre, para participar da festa em Estrela. "Estou encantada e impressionada com o evento. O governador Eduardo Leite entende que a cultura é uma ferramenta de gestão importante não só na parte social, mas na econômica também."

Para o prefeito Rafael Mallmann, Estrela consagra-se pelo Festival do Chucrute, que tornou-se um evento de referência para os entusiastas da cultura germânica. "Casa cheia mais uma vez, recebendo pessoas de vários cantos do Estado. Isso nos enche de orgulho", afirma. Mallmann parabeniza a comunidade evangélica por seu comprometimento e o trabalho comunitário na organização do festival. "Todo mundo trabalha gratuitamente em prol dessa festa maravilhosa."


Festividades continuam
A programação do 54º Festival do Chucrute continua durante a semana no Centro Comunitário Cristo Rei. São esperadas mais de seis mil pessoas durante os eventos. Na quarta-feira (22), ocorre a 25ª Festa do Idoso, com apresentação de grupos de danças convidados de diversas localidades. Inicia de manhã e segue até à tarde, com o tradicional baile. Na quinta, será a 13ª Festa das Apaes, com participação dos idosos da Vovolândia de Estrela e também do asilo Pella Betânia de Taquari, Caps e Creche Colméia.

E no próximo sábado, dia 25, ocorre o 2º Baile Típico, que terá jantar com comida alemã e cerveja, junto à apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela e show da Orquestra La Montanara. Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 90, com direito a caneco e janta. Confira a programação completa.

22 de Maio - Quarta
25ª Festa do Idoso
Início: 9h

23 de Maio - Quinta
Evento: 13ª Festa das Apaes
Início: 14h

25 de Maio - Sábado
Evento: 2º Baile Típico
Início: 20h

26 de Maio | Domingo
Evento: Típico Café Colonial alemão (por quilo) com apresentação dos Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Início: 15 horas

Comments

SEE ALSO ...