Geral

Filó resgata tradições italianas

Programações ocorrem no município de 10 a 26 de maio

Créditos: Francelli Castro
LAMPIÃO: comunidades saem às ruas com seus lampiões anunciando o Filó - divulgação

Doutor Ricardo - O XIV Filó de Doutor Ricardo resgata e valoriza os costumes, religiosidades, tradições e legado deixados pelos imigrantes italianos que chegaram ao município.

Quem for a Doutor Ricardo de 10 a 26 de maio, poderá visitar a Casa do Filó, ao lado do Salão Paroquial, onde será criado um ambiente típico.

Segundo a prefeita Catea Rolante, as escolas estão trabalhando sobre a cultura dentro das salas de aula. "É importante que os jovens saibam e sejam fomentados a cultivar algo dos nossos antepassados".

Outro ponto de incentivo é a decoração das vitrines do comércio. Cada uma delas receberá dois ingressos para o dia 24 de maio, quando haverá degustação de comidas e bebidas típicas, entre outras atividades em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Saúde e Educação.

Originário da Itália, quando famílias saíam de suas casas e andavam pelas ruas com lampiões por aqueles que faziam o Filó, com trocas de informações sobre a vida e a comunidade. Era um momento de confraternização, orações e partilhas. Essa tradição fazia parte do dia a dia dos italianos. É por isso que hoje a Administração Municipal busca preservar as raízes no filó comunitário.

Durante o mês de maio, o município terá uma programação voltada à história e tradição italiana, 109 anos da chegada deles à Terra do Filó e 144 anos da vinda ao Rio Grande do Sul. Já no dia 20 de maio comemora-se o dia da etnia italiana.

Comments

SEE ALSO ...