Geral

Governador inaugura oficialmente a ponte sobre o Arroio Saraquá

Trânsito na ERS-413 foi liberado na sexta-feira, mas solenidade ocorreu ontem

Créditos: Naiâne Jagnow
ATO SIMBÓLICO: Governador do Estado e autoridades locais e estaduais entregaram a obra para a comunidade - Rafael Scheeren Grün/Prefeitura de Lajeado/divulgação

Lajeado - A obra da ponte sobre o Arroio Saraquá, entre os bairros Moinhos D'Água e São Bento era uma muito esperada pelos moradores locais e motoristas que transitam pela região. Desde sexta-feira, o trânsito da ponte está liberado, após quatro meses de obras, e, já recebe o fluxo de veículos que passa pela ERS-413. Ontem, em solenidade o governador do Estado, José Ivo Sartori, juntamente com outras autoridades estaduais e regionais, visitou o local.

A ponte, que antes só comportava um veículo por vez, foi duplicada. A nova estrutura possui 30 metros de extensão e 5,10 de largura, com capacidade máxima de peso de 45 toneladas. Conforme destaca o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, o investimento para duplicação foi de, aproximadamente, R$ 815 mil, com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Para o secretário, a obra vem resolver um problema que se arrastou por anos. "A ponte parece singela, mas são 35 anos de espera", destaca. Westphalen disse que, para a duplicação ser entregue, foi preciso superar diversas dificuldades e destacou o serviço do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). "Essa obra tinha problemas técnicos históricos, problemas contratuais, problemas legais, que foram superados", revela.

De acordo com o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, a finalização da obra é um momento muito importante para as duas comunidades. Kohlrausch parabenizou o governador pelo empenho e a vontade de valorizar a região. "Neste momento, que o Estado passa por maiores dificuldades, a obra foi entregue. Isso demonstra o esforço do governador", afirma.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, enfatizou que a licitação era do ano de 2012, mas que apenas no Governo Sartori a obra foi executada. "É motivo de grande orgulho receber o nosso governador aqui em Lajeado para esse momento simbólico e de grande importância que é a entrega para a comunidade dessa obra que há muitos anos foi solicitada", comenta.

Segundo o governador, a obra vai trazer "mais segurança para a população". "Ela é pequeninha, ela é simples, mas eu tenho certeza que ela ajuda todo mundo", afirma. Sartori salientou que, apesar dos problemas financeiros do estado, a entrega de obras, como a da Ponte do Saraquá, demonstra os esforços do Governo em atender problemas pontuais. "Mesmo com todas as dificuldades, nós mostramos que não ficamos parados", diz. Conforme ele, a ponte do Saraquá servirá para "ajudar o progresso e desenvolvimento regional".



Para 2018, Sartori disse que é preciso ter clareza do que vai acontecer com o país e que o quadro é ainda muito nebuloso. "Espero que todos tenham coragem de fazer modificações, transformações e reformas que venham preparar outro terreno para a vida do país", deseja o governador para o próximo ano. Em nível de estado, Sartori evidencia os esforços para a área da segurança. Segundo ele, cerca de 120 veículos serão adquiridos para a Brigada Militar (BM) que vão atender prioritariamente o Litoral, a Serra Gaúcha, a Grande Porto Alegre e o Vale do Sinos, onde os índices de criminalidade são maiores. "Limpamos o banco dos concursados e agora estamos fazendo novos concursos, inclusive um é para a Brigada Militar".

Na solenidade, também estiveram presentes o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti; os deputados estaduais Edson Brum e Lucas Redecker; prefeitos, vereadores e autoridades locais.

Planos de próximas obras
No pronunciamento, Caumo disse que a Ponte do Saraquá era "mais uma inauguração" e que outras devem ocorrer mais para frente. "O nosso próximo objetivo está traçado. Nós temos um Projeto de Lei encaminhado na Câmara de Vereadores para que a Prefeitura contrate o projeto do trevo da BRF e depois faça a doação à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)", informa. O prefeito afirma que a execução desse projeto irá ajudar Santa Clara do Sul, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Venâncio e Arroio do Meio. "É um gargalo muito grande no nosso trânsito e foi desenvolvido um projeto para que a gente consiga, com um custo muito pequeno, resolver uma grande demanda", salienta.

Saiba Mais
A obra ponte sobre o Arroio Saraquá começou no dia 3 de agosto, sob a responsabilidade do Daer. As empresas responsáveis pela execução do projeto foram Premold, Giovanella e Sinarodo. Entre os serviços realizados está a pavimentação asfáltica das cabeceiras da ponte, a instalação das vigas pré-moldadas de concreto, a sinalização e a pintura da rodovia.

Comentários

VEJA TAMBÉM...