Geral

Governo de Estrela incentiva o jovem agricultor

Programa de Apoio aos Jovens Empreendedores Rurais amplia número de beneficiados


- Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

Estrela - Cinco agricultores foram contemplados pelo Programa de Apoio aos Jovens Empreendedores Rurais de Estrela (Proajer). A iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura (Smag) contabiliza 15 beneficiados em recursos que no total superam R$ 45 mil, correspondentes ao juro do financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Linha Mais Alimento. Para o segundo semestre, o volume dos repasses deve aumentar e o valor do incentivo geral, duplicar.

Instituído pela Lei nº 6.433, de novembro de 2014, o programa tem por objetivo incentivar o aumento da produção e a redução dos custos, visando a elevação da renda da família produtora rural e a permanência do jovem no campo. Tiago Fachini é um dos novos beneficiados. Aos 31 anos, é produtor em Linha Geraldo, área a qual decidiu se dedicar após ter trabalhado por algum tempo na cidade, no comércio e serviços. "Voltei ao campo, onde cresci e minha família sempre trabalhou. Isso ocorreu quando minha família viu que era hora de investir ou parar. Como sou filho único, resolvi investir junto e voltar ao campo, onde vi uma oportunidade de crescimento", diz. A família tem hoje 70 vacas,  40 na produção de leite. Parte do primeiro recurso do programa foi investida em melhorias na estrutura e no sistema de compostagem da propriedade. "O auxílio foi e é bastante importante, principalmente para quem está começando ou quer crescer. É um incentivo que nos permite investir e perceber que não se está sozinho, que se tem apoio."

As palavras de Fachini combinam com as do agricultor Vander Kaplan (37), de Linha Geraldo Alta. Um dos primeiros integrantes do programa, Kaplan é outro que, após dez anos trabalhando na cidade, retornou ao campo. "A mão de obra rural está envelhecendo. É preciso mais presença de jovens no interior", alerta ele, que tem na sua propriedade mais de 16,8 mil aves e mais de 700 suínos. "Mas para isso, principalmente no início, é necessário apoio, incentivo. Quem não tem, pode desistir logo. O recurso que recebi através do Proajer utilizei na melhoria da estrutura do chiqueiro e na sua manutenção. Quero ir adiante", garante.

O prefeito Rafael Mallmann ressalta o papel do programa. "Um projeto essencial para o fortalecimento do interior, e por isso com grande relevância social e econômica para um município como Estrela, onde a agricultura tem grande representatividade, com mais de 30% do total." 

Comentários

VEJA TAMBÉM...