Geral

Grupo Técnico de Alimentos da Acil debate controle de pragas

Empresa de soluções ambientais apresenta impactos de ação de animais como ratos e insetos

Créditos: Julian Kober
JORNADA: encontro define detalhes de programação em agosto - Julian Kober

Lajeado - O Grupo Técnico de Alimentos (GTA) da Associação Comercial e Industrial de Lajeado reuniu-se na tarde de ontem para discutir o controle de pragas nas indústrias de alimentos. O debate, realizado na sede da Acil, foi conduzido por representantes da empresa Desin, especializada no combate de epidemias urbanas, que destacaram a responsabilidade dos empreendimentos do setor. O engenheiro ambiental da empresa, Valmir Zanatta, explica que as pragas são animais ou insetos - como ratos, baratas, moscas e formigas - que infestam os ambientes onde são preparados ou manipulados estes tipos de produto. E, quando não é feita uma ação de controle, elas podem transmitir doenças e causar prejuízos econômicos. "A Organização Mundial da Saúde afirma que 20% dos alimentos produzidos no mundo são destruídos por ratos. Ela estima que cada um é responsável por US$ 10 perdidos ao ano", frisa. Zanatta também afirma que as empresas precisam adotar práticas para garantir a qualidade higiênico-sanitária, que vão desde o controle da água de abastecimento até o monitoramento e garantia da qualidade do produto final.

Para o sócio-gerente da empresa, Luís Augusto Mörschbächer, é importante que os consumidores tenham consciência do papel que exercem como fiscalizadores. "A segurança alimentar tem reflexos na saúde da família do consumidor. Então, ele deve ficar atento à origem, à procedência e aos cuidados que as empresas têm para produzir esses itens."

Jornada AlimentaAção em agosto
O Grupo Técnico de Alimentos (GTA) também abordou a organização da Jornada AlimentaAção 2018, que ocorre entre 6 e 9 de agosto em Lajeado, no Hotel Weiand. Durante o evento, serão promovidos ainda o XVII Workshop em Alimentos e o I Seminário de Carnes e Derivados, com palestras, seminários, oficinas e exposições de fornecedores do setor. A realização é da Acil, a Agea Marketing e Comunicação e o GTA, e tem como objetivo capacitar profissionais e empresários da indústria de alimentos. As inscrições podem ser feitas no site www.jornadaalimentaacao.com.br ou na Acil.

Comentários

VEJA TAMBÉM...