Geral

HBB comemora 88 anos com nova área de pronto atendimento

Inauguração do espaço ocorreu na noite de ontem durante solenidade. Atendimento entra em funcionamento hoje ao meio-dia

Créditos: Karolaine Pereira
- Lidiane Mallmann

LAJEADO | Um dia antes de completar 88 anos, o Hospital Bruno Born inaugurou um novo espaço de atendimento 24 horas para os pacientes. O serviço destinado para usuários com convênios foi inaugurado, ontem, em solenidade.

A obra foi realizada em uma parceria da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo com o hospital. A área de cerca de 1,1 mil metros quadrados é a união de uma parte do atual Pronto Atendimento (PA) com o espaço que era usado pelo setor administrativo. O serviço tem como intuito oferecer mais conforto, agilidade no atendimento e privacidade para os doentes.

A partir do meio-dia de hoje, o novo Atendimento 24h entrará em funcionamento. Para o presidente do Hospital Bruno Born, João Batista Gravina, o maior benefício será no fluxo de pacientes. "Os usuários vão ter um controle melhor de tempo de espera. Estamos sempre nos reinventando para atender as demandas e melhorar o atendimento", destaca. O presidente também agradeceu o trabalho em conjunto com a Unimed no novo setor. "Desde do primeiro momento, a empresa se mostrou companheira. Sem essa parceria não teríamos conseguido", diz.

O presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Aldo Pricladnitzki, acrescenta que a empresa tem a responsabilidade de investir nas comunidades onde está inserida. Por isso, as parcerias como essa são necessárias. "Esse investimento, que é uma parceria pioneira na comunidade, coloca o paciente no centro das atenções. Pois, vai facilitar o acesso ao atendimento médico e beneficiar quem vem procurar ajuda", comenta. O secretário de Saúde de Lajeado, Claudio André Klein, destaca que o sistema de atendimento é complexo e, por isso, necessita sempre se reinventar para melhor atender as pessoas. "Para Lajeado é um orgulho termos essa opção oferecida na comunidade", finaliza.

As mudanças no serviço

O objetivo da alteração no Atendimento 24h é atender melhor os pacientes. Por isso, segundo o coordenador médico da emergência, André Pinheiro Weber, o hospital fez o investimento na estrutura. Com essas mudanças, o sistema de atendimento acontecerá de uma forma diferenciada. As salas de observação serão separadas por sexo. As crianças vão ter espaço exclusivo. Já os consultórios, ficam em dois corredores. Durante o dia, os dois ficam disponíveis para os pacientes clínicos. No turno da noite, um lado fica para os pacientes clínicos e o outro para as crianças. Também haverá espaços para os acompanhantes dos usuários do serviço.

Veja como fica

1º) Os pacientes com convênio e particulares devem acessar o hospital pela Avenida Benjamin Constant na área de Atendimento 24h;
2º) Após, eles devem fazer a ficha de atendimento pelo site ou na recepção. A intenção do hospital é lançar um aplicativo para o paciente fazer o check in antes de sair de casa. O site Portal do Paciente HBB estará disponível hoje. O aplicativo deve ser lançado em seguida;
3º) O paciente recebe classificação por cor, conforme a situação de risco;
4º) Ele é chamado no consultório, onde recebe atendimento do médico;
5º) Depois, se necessário, é encaminhado para a sala de medicações ou para exames.
6º) Após a alta, o usuário deixa o hospital pela rua Rua Carlos Von Koseritz.

Revitalização da fachada, novos leitos e aplicativo

A abertura do novo atendimento 24 horas faz parte de um plano de três fases da obra. A próxima ação, que deve ser realizada em dez dias, é a revitalização da entrada principal do Hospital Bruno Born. Ela está localizada na Avenida Benjamin Constant e será usada para os pacientes dos convênios entrarem na área de atendimento. Já na terceira fase, a casa de saúde irá aumentar o número de leitos de observação.

A quantidade de camas será triplicada e haverá a separação entre masculinas, femininas e para crianças. No espaço, serão acomodados os pacientes triados com as cores vermelho e amarelo. Na abertura do novo atendimento 24 horas, os usuários classificados com as cores azuis e verdes aguardarão em poltronas.

Outra novidade do Hospital Bruno Born é a informatização do atendimento. A casa de saúde irá lançar em breve um aplicativo de celular, em que os pacientes poderão realizar um pré check-in da consulta em casa. Após o cadastro, o usuário saberá o tempo de espera dos atendimentos e demais informações.

Conforme o diretor executivo do hospital, Cristiano Dickel, essas obras que estão sendo realizadas visam trazer mais conforto, aconchego e privacidade para os pacientes. "Todo a estrutura foi pensada no fluxo do atendimento, vinculada com a tecnologia para a maior segurança dos usuários", comenta.

Serviço com mais médicos

O atendimento 24 horas para convênios do Hospital Bruno Born também deve contar com mais médicos. A intenção é que o serviço tenha sempre três ou quatro profissionais disponíveis, sendo um deles emergencista. A ideia é diminuir o tempo de espera dos pacientes. Já no serviço de pediatria, o hospital está realizando estudos de demanda. Hoje, o atendimento é das 19h às 7h durante a semana e 24h no fim de semana. O plano é contar com pediatras 24h todos os dias. Atualmente, já são três médicos de dia e quatro a noite, contando um pediatra.

Presente de aniversário

A inauguração do novo atendimento 24h do Hospital Bruno Born ocorreu um dia antes da instituição completar 88 anos de história. A casa de saúde foi inaugurada em 10 de julho de 1931 como Fundação da Sociedade Beneficência e Caridade Lajeado. O HBB é referência em diversas especialidades para o Vale do Taquari e demais regiões do Estado. Os valores da instituição são relacionados com bom senso, resolutividade, humanismo, sustentabilidade e orgulho.

 

Comments

SEE ALSO ...