Geral

HBB oferece dietas veganas e vegetarianas


- Divulgação

Lajeado - O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, passou a oferecer, em abril, opções veganas e vegetarianas de refeições para pacientes e acompanhantes. Os pratos somam-se ao cardápio variado já distribuído pela casa de saúde em suas cinco refeições diárias.


A ideia surgiu a partir de sugestões dos próprios pacientes. Nem todos consomem alimentos de origem animal, o que, em muitos casos, prejudicava inclusive a recuperação do internado.
O HBB já disponibilizava pratos com estas dietas hospitalares há alguns anos, mas sempre a partir de solicitações individuais. A diferença é que agora as opções são fixas e permanentes no cardápio.

Conforme Cleidi Eunice Giovanella, nutricionista coordenadora do serviço de Nutrição do hospital, percebeu-se uma procura cada vez maior por dietas diferenciadas - entre elas sem glúten, sem leite, sem produtos suínos e outras. "Com estes acréscimos oferecemos um atendimento mais humanizado e mostramos respeito às crenças e às diferenças", analisa.
"Claro que sempre consideramos as dietas sugeridas pelos médico. Mas hospital não é lugar para reeducação alimentar: queremos oferecer um pouco mais de conforto, dentro das limitações dietéticas do quadro da doença."


O HBB oferece cerca de 1.226 refeições diárias, divididas em cinco horários: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. O setor é formado por 48 pessoas entre auxiliares de cozinha, cozinheiros, copeiros, técnicos, auxiliares de nutrição e outros.

Saiba mais
Quem é adepto de dietas veganas não consome nada que tenha origem animal - seja em sua alimentação ou outros produtos, como artigos para higiene, limpeza, vestuário ou remédios.
Vegetarianos, por sua vez, não consomem carnes, peixe e aves, mas consomem outros produtos de origem animal.

Horário de visitas

O Hospital Bruno Born alterou o horário de visitação na UTI Adulto. Visita estendida, das 12h às 20h, autorizada para até três pessoas indicadas pela família. Estas deverão passar por capacitação em boas práticas na visita ao paciente. É autorizada uma visita por vez, com trocas em períodos de uma hora.

Estes visitantes também podem permanecer durante o horário da visita social. A visita social ocorre das 16h às 16h45min. Até três pessoas podem visitar o paciente, uma de cada vez. O boletim médico sai às 12h30min e às 18h30min.

Comments

SEE ALSO ...