Geral

Homenagem marca o 25° Filó da Societa Taliana Tutti Fratelli

Evento destacou o empenho do ex-presidente Arlindo Zambiasi


- Tutti Fratelli/divulgação

Lajeado - Na noite de sexta-feira, 12, a Societa Taliana Tutti Fratelli realizou a 25ª edição do seu tradicional Filó, com a participação de aproximadamente 600 pessoas da comunidade local e de municípios vizinhos, na sede da entidade, no Bairro Universitário. Além da variada culinária típica, o evento contou com uma homenagem a um dos fundadores e dos principais responsáveis pela construção da sede social, Arlindo Zambiazi, falecido no dia 5 de abril deste ano.

A inauguração do espaço onde foi realizada a festa ocorreu em sua gestão. A viúva, Justina Zambiazi, recebeu uma placa de reconhecimento pela atuação destacada do marido no decorrer de sua trajetória, especialmente entre 2013 e 2016, período em que esteve no comando.

Conforme o presidente, Ari Bagatini, o ato foi uma forma justa de exaltar os feitos de Zambiasi. "Antigamente, a Tutti não possuía um local próprio para a realização de suas atividades. Nesse sentido, o nosso ex-presidente dedicou boa parte do seu tempo e trabalhou incansavelmente para que a sede deixasse de ser um sonho e fosse erguida. Hoje, o prédio é um dos nossos orgulhos, além de ser muito acolhedor. De modo geral, é o fruto do mais absoluto compromisso", salientou.

Os organizadores agradeceram a adesão do público e exaltaram o sucesso do evento, alcançado por conta da colaboração de todos os membros. Segundo eles, o empenho e a dedicação são fundamentais para manter a união e o espírito de grupo.

Além disso, houve o lançamento da 26ª Comenda Italiana, prevista para ocorrer no dia 31 de agosto, a partir das 19h30min. A programação completa ainda será divulgada. Os ingressos já estão sendo vendidos e custam R$ 220 para o casal e podem ser obtidos com os quatro casais de comendadores. Mais informações basta contatar a secretaria da Tutti Fratelli, pelo telefone 3714-4880.

O que é um filó

O filó é uma confraternização entre familiares, amigos e vizinhos na casa de determinada pessoa ou em outro local. Marcada pela alegria, a festa é regada a muita comida, bebida, música, canto e brincadeiras. Historicamente, o filó foi encarado como uma válvula de escape, um momento de lazer diante de árduas jornadas de trabalho e demais dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.

Comments

SEE ALSO ...