Geral

Hospital oferece serviços de geriatria

Novidade no atendimento é alternativa para driblar dificuldades financeiras do São José

Créditos: Alício de Assunção
Diretor administrativo Moisés de Freitas - Alício de Assunção

Sério - O Hospital de Caridade São José inaugura, no próximo dia 30, um centro geriátrico. A partir das 20h, ocorre a solenidade na casa de saúde, seguida de jantar no salão paroquial. O diretor administrativo Moisés de Freitas explica que o novo serviço está sendo oferecido à comunidade em função das dificuldades financeiras. "Nos últimos anos, estamos sofrendo com a falta de recursos para manter as atividades hospitalares. Tendo em vista a saída da prefeitura, que mantinha o posto de saúde em prédio anexo ao nosso, esse local ficou vazio. Foi então que surgiu a ideia de transformarmos o prédio com espaço ocioso em uma unidade de atendimento para um centro geriátrico", explica. O projeto tem a forte participação da comunidade e da diretoria, presidida por Amadeus Favaretto; do secretário da Saúde Adriano Bergmann; e da equipe da Assistência Social. "Toda a Administração Municipal está empenhada para a realização da obra."
Freitas destaca que o objetivo é ser referência, oferecer um atendimento diferenciado e multiprofissional, incluindo atividades como oficinas de artes cênicas. "Meu sonho é ver esta casa de saúde sendo reconhecida por sua capacidade em superar tantas dificuldades. Ainda gostaria de ver os velhinhos apresentando uma peça teatral para toda comunidade."

Em questão
O Informativo do Vale - Como o projeto foi executado?
Moisés de Freitas - Iniciamos com uma ação entre amigos de uma motocicleta doada pelo Sicredi. Parte desse dinheiro serviu para o projeto arquitetônico, já o restante dos recursos é proveniente da Administração Municipal, nossa grande parceira. Também contamos com o apoio da comunidade seriense, que não mede esforços para contribuir com as iniciativas do hospital.

O Informativo do Vale - Como a comunidade pode ajudar?
Freitas - Estamos relançando o Projeto Mãos Dadas Pela Saúde. A comunidade pode auxiliar com doações via conta de energia elétrica da Certel. Também pode se tornar sócio do hospital. Quem tiver interesse pode contatar com algum membro da diretoria ou diretamente no São José.

O Informativo do Vale - Este é um trabalho conjunto...
Freitas - Sim. Quero destacar a importância na parceria com a Administração Municipal, com a comunidade e, principalmente, a confiança e empenho da diretoria do hospital, que não mede esforços para auxiliar e para incentivar a realização desta ação que vai transformar nossa casa de saúde. Por isso, posso afirmar que, se não tivéssemos a coragem em executar esta obra, o nosso hospital estaria com os dias contados. Não suportaríamos mais as despesas com a baixa receita que temos hoje. Esta ação é a salvação do hospital. Também podemos dizer que permite a utilização de um bem público que estava ocioso e que agora poderá servir à comunidade. Meu objetivo como gestor é possibilitar um acesso digno aos serviços a todos que necessitarem. Promover ações de envolvimento público na área da saúde e assistência social. É gratificante e fico feliz em fazer parte. Agradeço a todos os envolvidos com esta ação.

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...