Geral

Imigrante comemora 31 anos hoje

Economia em crescimento e comunidade solidária são destaque no município

Créditos: Alício de Assunção
PREFEITO: Celso Kaplan destaca crescimento do município - divulgação

Imigrante - Emancipado em 9 de maio de 1988, o município comemora hoje o 31º aniversário de emancipação. Com cerca de 3.100 habitantes, Imigrante apresenta uma economia diversificada e em constante crescimento, com destaque para metalurgia, produtos de limpeza, cutelaria, laticínios, confecções, móveis, calçados, agroindústrias e produção primária. Na entrevista a seguir, o prefeito Celso Kaplan destaca realizações e projeta o município para os próximos anos.

O Informativo do Vale - O que Imigrante pode comemorar desde a emancipação?
Celso Kaplan - Como prefeito atual e por ter acompanhado todo o processo, desde a emancipação e a história desses 31 anos como cidade, considerando o que tínhamos na época e o que conquistamos até hoje, temos muito o que comemorar, mas muito também para trabalhar pelo nosso município. Muitas conquistas vieram e muitas ainda virão. Conquistas como melhorias na saúde e educação, estradas melhores, agricultura fortalecida, estruturação da Prefeitura, parque de máquinas excelente, auxílio ao setor primário, estruturamos a sede e o bairro Daltro Filho com postos de saúde e escolas municipais e creches. São resultados importantes nesse período que tornam ótimo o conceito nos serviços prestados. Tudo resulta em melhor qualidade de vida e incentiva, também, o comércio e indústria a investir aqui.

O Informativo do Vale - O que a comunidade pode esperar até o final de seu mandato?
Kaplan - Espero concluir nossos dois mandatos com os planejamentos concluídos e ter a satisfação de termos realizado um trabalho voltado ao bem-estar da população, envolvendo também a cultura e o turismo, principalmente o religioso. O maior exemplo tivemos com a recente encenação da Via Sacra, consolidado como um evento regional. Teremos muitas obras e a satisfação do dever cumprido. Ver a comunidade imigrantense viver bem e curtir as nossas belezas naturais.

O Informativo do Vale - O desenvolvimento de Imigrante passa por onde?
Kaplan - O desenvolvimento passa por diversos setores, com destaque para o industrial, que representa 50% do valor adicionado, sendo o forte impulsionador de nossa economia. São empresas consolidadas e que impulsionam nossa economia. São indústrias familiares com raízes locais. Do setor primário vêm 40% do valor adicionado que geram muito para a economia do município. É conjunto de muito trabalho que gera muita riqueza na economia

O Informativo do Vale - Como o senhor projeta Imigrante para os próximos dez anos?
Kaplan - Nosso município na próxima década se desenvolverá muito, principalmente nos setores da indústria, comércio e agricultura, que continuarão crescendo e irão gerar muitos frutos. Mas, acima de tudo, espero que nossa comunidade não perca o essencial que é o espírito de convivência fraterna entre as famílias, a preservação da cultura e a harmonia entre toda a comunidade. Só assim nosso crescimento terá valido a pena e isso eu tenho certeza de que ocorrerá.

 
Administração destaca melhorias

Diversos investimentos por parte do poder público resultam em qualidade de vida para a comunidade. Entre eles está a conquista de 50 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, pela qual as famílias conquistarão o sonho da casa própria. As obras iniciaram em julho de 2018. O caminhódromo, entre o Centro e Arroio da Seca Baixa, é um trajeto que permite a prática de atividade física, priorizando a segurança das pessoas. Também foi construído o Complexo Esportivo no Bairro Daltro Filho, disponibilizando o campo e pista atlética, oferecendo aos moradores um lugar para praticarem atividades. Foram instaladas academias de saúde no Centro. Na área de esporte e lazer, também foi reformada a quadra do Ginásio Municipal de Esportes.

Educação

Foi construída uma escola com seis salas, que é uma extensão da Emef Arco-Íris, suprindo a demanda de espaço do instituição. O prédio antigo da escola recebeu uma quadra coberta, evitando que os alunos se deslocassem até o ginásio para as aulas de Educação Física e possibilitando a realização de outras atividades e eventos no espaço coberto. A Emef Santo Antônio foi ampliada, recebendo mais duas salas para atender, principalmente, os alunos do turno integral, que foi implantado no bairro nos últimos anos. As escolas também receberam equipamentos para montar laboratórios de ciências, onde são oferecidas oficinas em turno inverso, como forma de incentivar a pesquisa.

Obras

Destaque para a renovação do parque de máquinas, com retroescavadeiras, caminhões, motoniveladora, roçadeiras e outros equipamentos para atender aos produtores rurais. Também agiliza a manutenção de estradas vicinais, que têm papel fundamental no escoamento da produção primária, que é um forte setor da economia do município.

Agricultura

Na área da agricultura, também foram ampliados os subsídios aos produtores rurais que têm aumentado significativamente os investimentos e consequentemente o retorno ao município. Outro fator importante, que leva aos investimentos no setor primário, é manter os jovens na agricultura, garantindo a sucessão.

Saúde

Na saúde, destaque para construção o Centro de Saúde da Família e renovação a frota de veículos. O município oferece as especialidades de pneumologia, pediatria e ginecologia, além dos clínicos gerais. Os horários são estendidos em determinados dias da semana e há expediente na unidade um sábado por mês, para garantir à população o acesso aos serviços em saúde.

 

Imigrante pelo imigrantenses

Prosperidade

Para o empresário Cleber Nicolodi (31), o município se destaca por muitos motivos. "É próspero, com a economia em franco crescimento. Temos excelentes empresas e agora o turismo também começa a movimentar a cidade. Porém, ainda estamos carentes no setor de hotelaria. Uma pousada ou hotel incrementaria ainda mais a economia".

Economia forte

Um lugar de muita tranquilidade e população ordeira. Município desenvolvido economicamente com diversos setores. Necessita apenas de um meio de hospedagem, pois eventos atraem muitos turistas para cá, destaca o empresário, Osmildo Daumling.

Todos se ajudam

Frentista de um posto de combustíveis, Adriano Ewald, relata que Imigrante é um lugar especial. "Muito bom viver aqui, tem toda a tranquilidade de uma pequena localidade, onde todas as pessoas se conhecem e se ajudam. Mas poderia ficar melhor ainda se tivemos uma creche para acolher crianças com menos de um ano de idade".

 

 

Comments

SEE ALSO ...