Geral

Imigrante inaugura trajeto autoguiado para caminhadas

Percurso de 13,8 quilômetros se destaca pelas belezas naturais e gastronomia

Créditos: Alício de Assunção
Trajeto de caminho sinalizado contempla cidade e interior - Alício de Assunção

IMIGRANTE | O tempo nublado no início da manhã e logo depois a chuva não foram empecilho para que cerca de 40 pessoas participassem do evento inaugural do Caminho Autoguiado de Imigrante, no domingo. A primeira caminhada pelo trajeto de 13,8 quilômetros, sinalizado com placas indicativas, foi percorrido em três horas e meia pelo grupo integrado por participantes dos municípios de Roca Sales, Lajeado, Estrela, Porto Alegre e Marques de Souza. O percurso começa no centro da cidade, passa por Linha Imhoff e retorna até o local da partida. O caminho pode ser percorrido sem a necessidade de condutores, em qualquer dia da semana, entre 7h e 18h.

Entre os atrativos estão a praça Henrique Brückner, Cactário Horst, Igreja da Paz, Museu Lumi, Casa do Imhoff e do Kohl, Túnel Verde, Cascata e Pinguela Wasserfal, além de casas centenárias no estilo enxaimel e propriedades rurais. Quem participou da caminhada de ontem também pôde apreciar a gastronomia local durante o café da colônia e almoço servidos na propriedade Lumi, onde também ocorreram apresentações de danças folclóricas alemãs e demonstração de caixa de música alemã fabricada em 1895 pelo morador Arno Hulberto Imhoff.

A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios de Turismos da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart; secretário de Educação e Turismo de Imigrante, David Orling, e do prefeito Celso Kaplan, que destacou a importância da iniciativa. "A implantação do caminho autoguiado é um marco no turismo local, que vem se somar a outras atividades e que deixam nosso município com mais um atrativo para encantar os visitantes". Prefeitura, Amturvales, Passeios na Colônia, Emater/RS-Ascar e Sicredi apoiam a implantação do caminho autoguiado.

 

O Vale das caminhadas

Os Caminhos Autoguiados do Vale do Taquari são uma iniciativa da Amturvales e implantados pelo projeto Passeios na Colônia. Além de Imigrante, contam com trajetos autoguiados os municípios de Marques de Souza, Sério, Itapuca, Travesseiro, Paverama, Coqueiro Baixo, Roca Sales, Muçum, Anta Gorda, Vespasiano Corrêa, Westfália, Guaporé e Colinas. Doutor Ricardo inaugurará o trajeto em 4 de agosto. A previsão é de que até o final do próximo ano, 37 municípios contem com trajetos sinalizados, totalizando 540 quilômetros.

 

 

Comments

SEE ALSO ...